sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Champanhe da Murganheira nos festejos do acordo sobre Tratado europeu

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram hoje, em Lisboa, a um acordo histórico sobre o novo Tratado europeu, disse à Lusa fonte oficial da presidência portuguesa dos 27.
O Tratado europeu de Lisboa substituirá a fracassada Constituição Europeia, que foi rejeitada em referendos na França e na Holanda, em 2005, o que mergulhou a UE numa das suas piores crises políticas e institucionais.

"O momento chave ocorreu após a conversa entre o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente polaco, Lech Kaczynski, a seguir à "foto de família" da Cimeira europeia de Lisboa, quando a Polónia aceitou a proposta da presidência portuguesa da UE", indicou uma fonte diplomática portuguesa.

Em resposta às exigências polacas, os líderes europeus chegaram a acordo sobre o reforço jurídico e político da chamada "cláusula de Ionaninna", um mecanismo que permite, em certas circunstâncias, a suspensão de uma decisão comunitária mesmo que aprovada por uma maioria suficiente de Estados-membros.

A Cimeira de Lisboa concordou ainda com a criação de mais três lugares permanentes de advogados gerais do Tribunal de Justiça Europeu, adicionais aos cinco já existentes, e com a atribuição automática de um deles à Polónia.
Em relação à Itália, os dirigentes da UE apoiaram a proposta da presidência portuguesa para a atribuição de mais um lugar de eurodeputado à Itália - que passa de 72 para 73 - o que permite ao país manter a paridade com o Reino Unido, embora não com a França.

No entanto, segundo fontes comunitárias, esta proposta tem de ser confirmada em Dezembro pelo próprio Parlamento Europeu.

O Tratado europeu de Lisboa será assinado formalmente até ao fim do ano, na capital portuguesa.
A Conselho Europeu de Lisboa de líderes da UE termina hoje, sexta-feira, ao fim da manhã.
Acrecente-se ainda que Os líderes da UE, presentes na Cimeira de Lisboa, festejaram o acordo sobre o novo Tratado europeu com champanhe Caves da Murganheira, de 1985.

Lusa
Aí! Ai, Tarouca, quanto vales!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.