terça-feira, 2 de outubro de 2007

Barulho também assola a Europa

Os altos níveis de barulho também são um problema para a Europa. Segundo a revista "New Scientist", anualmente são perdidos mais de 600.000 anos potenciais de vida sadia por culpa de doenças envolvedo o excesso de barulho.

Além disso, a mania dos europeus mais jovens de ouvir música alta faz com que quase 2% dos habitantes entre sete e 19 anos já tenham perdido parte de sua capacidade auditiva.
Mas o barulho também está por trás dos graves distúrbios do sono que afectam 2% dos europeus e de 3% dos casos de tinnitus - um fenômeno de personalidade perceptiva caracterizado por contínuos assobios nos ouvidos - que atinge igualmente os cidadãos europeus.

FONTES DO BARULHO
Música alta, discotecas, casas da noite, instalações sonoras dos estádios, construções, tráfego de veículos, ofertas de produtos de lojas através de alto-falantes e até a pregação religiosa - quando conta com potentes equipamentos de som -, podem ser fontes de ruído ofensivo para a vida.
Então não grite, evite ambientes com excessivo barulho, denuncie fontes de poluição sonora, exija respeito pela sua saúde e a de todos.
Lembre-se que "o barulho não faz bem e o bem não faz barulho."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.