quarta-feira, 20 de maio de 2009

Eu cá tenho a minha fé... Será?

«Ninguém pode ter a Deus por Pai se não tiver a Igreja por Mãe». - S. Cipriano de Cartago

18 comentários:

  1. é verdade!
    acabo de ler um texto de quase uma página de um jornal, onde um padre, para defender a extinção do seminário diocesano, faz um ataque feroz ao seu bispo.
    nos últimos tempos tem havido vários ataques à Igreja. Nem sei porque se preocupam tanto, ela implodirá!
    porque não ouvem o povo?
    Porque teimam em não seguir as leis da Igreja?
    Porque não discutem a construção de obras que em nada servem a Deus (parto do princípio que a Igreja serve para orientar as pessoas até Deus, ou estarei enganado? às vezes parece!)

    ResponderEliminar
  2. Sr. Jo Zepin, acabou de ler um texto de tremenda importância, um texto de alguém que viveu e vive o assunto por dentro. De certo só deverá conhecer algumas leis da Igreja que por aí são difundidas em Jornais. Permita-lhe que lhe diga para ler os textos do magistério sobre a formação dos futuros sacerdotes e não se fixe apenas em alguns pontos que por si só não significam nada. Tomará chegar à sabedoria e dignificação de tal sacerdote...

    ResponderEliminar
  3. é inadmissivel este comentário continuar visivel... pior, ser aceite...

    ResponderEliminar
  4. Não é, não pode ser...
    Quando Jesus se dirige a Tomé para que este lhe possa tocar as mãos e o peito também lhe diz: " E não sejas incrédulo, mas crente", Jesus aponta de forma discreta e perspicaz a falha de Tomé em não estar em comunidade pela primeira vez em que Jesus aparece aos apóstolos. Por não estar em comunidade é que Tomé tem dificuldade em acreditar... Portanto, a minha fé, sozinha, não me vale de muito...Há uma só fé...

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar
  5. O sr. Jo Zepin tocou numa grande ferida. Tem toda a razão. Não é só bispo que é atacado. No fundo, é também o Papa. No fundo, essa pessoa está habituada a atacar tudo e todos. E porque é que outros não podem falar?
    É claro que tal posição significa extinção do Seminário. Que, ao menos, haja coragem para o assumir. O anónimo também podia escrever um pouco melhor.

    ResponderEliminar
  6. "acabou de ler um texto de tremenda importância" - aqui está um ponto em que estamos de acordo! até já está guardado e catalogado. será de extrema importância e, na altura certa, será referenciado!

    "um texto de alguém que viveu e vive o assunto por dentro" - também estamos de acordo! Não será esse interior que mina tudo?

    "algumas leis da Igreja que por aí são difundidas em Jornais." - voltamos a estar de acordo. De facto só conheço algumas, muito poucas. já só recordo, dos mandamentos que a minha já falecida catequista me ensinou, "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"! penso que isto ainda é verdadeiro. É evidente que a maior parte das vezes não consigo cumprir. provavelmente nunca. Mas de um clérigo espera-se mais, muito mais.
    Consegue ver mais do que ódio e inveja no artigo do Sr. P.e Manuel Jorge no jornal VL?

    "para ler os textos do magistério sobre a formação dos futuros sacerdotes" - quer ter a amabilidade de me informar quais são tais textos? Ficar-lhe-ia muito agradecido!

    "não se fixe apenas em alguns pontos que por si só não significam nada." - dir-lhe-ia apenas que um ponto de vista é a vista de um ponto! Se bem percebo está a fazer uma crítica ao artigo (!) do tal P.e Manuel Jorge fundamenta alguma coisa? Será suficiente ter ido ao estrangeiro ...

    "Tomará chegar à sabedoria e dignificação de tal sacerdote..." - chegado aqui, reconheço que fiquei com dúvidas! Refere-se ao P.e Manuel Jorge? Nem lhe vou responder!
    Não queria estar a julgar, mas por quem me toma, por quem se toma ou por quem o toma?

    quanto ao "Miudo" sempre lhe direi que é revelador de uma forma de pensar que toma a censura e ocultação como boa estratégia. Não sei quem lhe serve de referência, mas sempre lhe posso dizer que por mais que se tente a censura e ocultação, nos dias de hoje já não é possível! Eu sei que os hábitos são difíceis de mudar, mas vá-se habituando! Digo-lhe mais, ainda está a tempo!

    Ao autor do blog, peço desculpa! Acredite que gostaria de continuar a ver na Igreja uma Mãe e um Pai. Gostaria de não começar a dar razão àqueles que já não acreditam!

    ResponderEliminar
  7. Não queria abusar, mas segui o link do "Miudo" fui ao perfil e fiquei com a sensação que é padre ou a caminho do sacerdócio. A propósito do comentário que aqui deixou li coisas que não devo ter percebido bem!

    diz que não leu, mas concorda com o que escreve habitualmente! Eu diria que mesmo não o dizendo, percebo muito bem o que o "Miudo" quer dizer!

    Diz que não admite nem acredita que tenha afirmado a que eu disse, mesmo não tendo lido o que eu e outros certamente leram!

    Diz que tem a certeza "que o sr. pe Manel" nunca atacaria o seu bispo e nunca defenderia a extinção do seminário diocesano. Então o que se defende no artigo?

    Diz que o meu comentário não devia ser aceite e deixa perceber que só devem ser publicados os comentários com os quais concorda. Isto depois de já ter dito que era bom que houvesse diálogo! será que não defende o monólogo! Parece que a liberdade de opinião é uma grande "chatice" para alguns!

    ainda tem tempo para dizer "VIVA o SEMINARIO por aqueles que são a razão da sua existência." e eu que pensava que a razão de existência do Seminário (com acento no a) era Deus! Como tenho sido "anjinho"! E não devo ser o único!

    Para que não fiquem dúvidas: o meu comentário inicial era uma crítica ao P.e Manuel Jorge. Mas a minha crítica foi bem mais venial do que a do tal articulista, que nem sequer teve a dignidade intelectual de identificar o alvo da crítica que faz!

    já agora, não seria oportuno pôr na mesa da discussão a necessidade da existência da diocese de Lamego, como há uns anos atrás?

    ResponderEliminar
  8. Bem, isto por aqui anda ritmado...Gostava de deixar aqui uma pequena partilha ao jo zepin, sem querer com isso feri-lo. É claro para nós cristãos que a figura do sacerdote é muito importante e se queremos que alguém seja exemplo, coitados deles, são os primeiros a apanhar por tabela. Mas não nos podemos esquecer de que também são humanos como todos os outros, pensam, têm opinião própria, enfim, são gente e, como tal, erram e também têm dias menos bons...E apesar de me poder ripostar novamente que eles é que deviam ser os primeiros na exemplaridade, temos de ser tolerantes só por uma única razão: por Jesus Cristo! Que se faça em função de Jesus Cristo, não de um ou de outro sacerdote. Se houver depois falhas para sentenciar, deixemos isso a Quem compete ...Posso fazer-lhe uma pergunta? É baptizado? Se é, você também é Igreja...Não olhe muito à dimensão institucional, olhe só quando necessário...onde é que neste mundo vai achar alguma coisa perfeita onde os homens estão presentes? Ajude, por favor, a construir uma Igreja pragmática e eu tenho a certeza de que o pode fazer e bem... :)

    Com muita força e esperança
    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar
  9. A razão da existência do seminário são os seminaristas... que naturalmente só existem por Deus...

    Sou seminarista... do VI ano...

    Reafirmo o que disse em relação ao pe. Manel, como defenderia muitos outros em quem confio. Mais, muitas pessoas entre as quais o sr. bispo tb confiam, ou não fosse director espiritual e ecónomo diocesano.

    Não sou a favor da censura... porém não gosto que falem mal dos meus colegas ou futuros...
    Seminário tem acento no "a"? Miúdo tem no "u"

    Mais... em todas as minhas posições, não há alvos... isso é nos clubes de caça e pesca e nas guerras...

    Por fim, não me parece que se possa colocar em discussão a necessidade ou a existência da nossa diocese...

    Jorge Giroto,ao dispôr!

    ResponderEliminar
  10. Ana Patrícia, agradeço a amabilidade das suas palavras!

    Sou baptizado, com confirmação!
    Não sou cristão por causa dos sacerdotes, se assim fosse, acredite que tinha muitas razões para deixar de ser ser cristão!

    Não sei se leu a VL de 19 de Maio. Se não leu, peço-lhe que leia, analise, contextualize e ...

    será que devemos ser indiferentes perante o "ataque" daquilo em que acreditamos?
    Será esta a Igreja (plasmada no artigo em causa) de Cristo, S. Pedro, S. Paulo ...?

    Não percebo muito bem (sem qualquer tipo de ironia) o que é uma "Igreja pragmática". Para mim a Igreja é de amor, orante de encontro a Deus! Foi assim que os meus pais me ensinaram, foi nesta Igreja que cresci e nesta Igreja (de amor e de oração) que acredito! Se estiver enganado, digam-me, por favor diga-me, para reflectir e escolher outro caminho!

    Por enquanto continuo a acreditar! Acredito que o bem vencerá!

    ResponderEliminar
  11. Sr. Jorge Giroto,
    a um leigo como eu são admitidos vários dislates acerca do assunto em apreço! A si, candidato ao sacerdócio, não sei se lhe ficam bem!
    A outros, que não a mim, competirá decidir acerca da "dignidade" que demonstra revelar para o exercício de tão nobre missão!

    "porém não gosto que falem mal dos meus colegas ou futuros...": não consegue perceber que é precisamente isso que está em causa? Já leu o artigo? Concorda que lá se fale mal daquela forma? O sr é que "julga" os bons e os maus?

    "o sr. bispo tb confiam, ou não fosse director espiritual e ecónomo diocesano.": tem a certeza que o sr. bispo confia? o que o leva a acreditar nisso? Tem evidências? o sr. bispo confirma e concorda com o que aqui escreveu e o que é dito no jornal? Duvido!

    "director espiritual e ecónomo diocesano": não podia haver melhor caracterização! Será necessário dizer mais alguma coisa? Enfim.

    Não há alvos, diz no seu comentário! Não foi isso que eu li no seu blog! Estão lá e são muito claros!

    De saída, os derivados do verbo pôr não levam acento no infinitivo!

    ResponderEliminar
  12. :) não está enganado, não!!! Ser Igreja pragmática é exactamente colocar esse amor em acção. Não basta ter o conhecimento sobre as coisas, é necessário e urgente praticar esse conhecimento: o Amor! Não escolha outro caminho, permaneça neste, apenas dê mais atenção aos pormenores que ele lhe oferece...não bata nas pedras que lhe aparecem à frente,vai magoar-se...pegue nelas, carregue-as,vai ver que lhes vai trocar as voltas todas...elas que o queriam impedir, vão ajudá-lo a caminhar... ;)

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar
  13. Afinal caro jo zepin qual é a sua posição acerca do Seminário? Será que o Seminário fica menos ligado à diocese se os seus seminaristas tiverem uma formação sólida e adequada num Instituto localizado numa diocese próxima da nossa? Sabe por acaso quem esteve na formação do mesmo? Sabe que um deles é o nosso pastor D. Jacinto?
    Pediu-me alguns textos do magistério sobre a importância dos estudos teológicos:
    "Um programa de ensino filosófico e teológico é naturalmente formativo, e definidor da personalidade de um educador. Sendo o sacerdote um formador (e formador das personalidades que gera pelo evangelho e no ministério baptismal), precisa de ser por isso mesmo destinatário de uma formação sólida que o identifique como filho de Deus, e o confirme na sua maturidade" D. Armindo Lopes Coelho
    "A formação intelectual do futuro sacerdote baseia-se e constrói-se sobre o estudo da sacra doutrina, da teologia" in Pastores dabo vobis nº53
    Não estariamos mal com uma Teologia de costas para a Pastoral ou de uma Pastoral de receituário prático sem profundidade e rigor científico?
    deixe o magistério responder pela exortação Pastores dabo vobis nº 55: "trata-se, na realidade, de duas características da teologia e do seu ensino, que não se opõem entre si, antes concorrem ambas, ainda que em prespectivas diversas, para uma inteligência da fé mais completa"
    deixe-me mais uma vez voltar a D. Armindo Lopes Coelho que tal commo eu e muito que desejamos "acentuar que o programa de estudos teológicos precisa de assumir e garantir uma síntese sistemática doutrinal e não degenerar e retroceder para uma mera história da doutrina ou história dos dogmas."
    Para terminar apenas gostaria de deixar um pensamento de Javier Lopez (Catedrático de Teologia dogmática, Director do Departamento de Teologia dogmática na Faculdade de Teologia de "S. Dâmaso", Madrid): "só se adquire a claridade suficiente sobre quem é o presbítero se se oferecer a educação oportuna para que os candidatos cheguem a sê-lo"

    ResponderEliminar
  14. Não me quis deitar sem que lesse uma passagem bíblica.

    Dado o contexto, escolhi S. Paulo. Não resisto à transcrição das palavras dirigidas a Timóteo sobre a selecção dos diáconos:
    "Convém igualmente que os diáconos sejam honestos; que não sejam homens de duas palavras, nem propensos ao excesso de bebidas e ao espírito de lucro; que guardem o mistério da fé com uma consciência pura. Exerçam só o seu ministério, depois de serem postos à prova, para que haja a certeza de serem irrepreensíveis."

    Não me sinto autorizado para comentar estas palavras de S. Paulo, mas marcaram-me na minha longínqua juventude e ajudaram na minha opção de vida! Não me senti capaz do seu cumprimento!

    Ana, gosto muito do que escreve, do Amor que revela, do Deus que vive.
    Acredito que não tenha ainda lido o escrito do P. Manuel Jorge, na VL desta semana. Leia e diga-me se é Amor, Igreja, Deus ... que estão naquele texto! Se é Deus que fala nas palavras ali vertidas, tenho muita pena, mas adoro outro Deus!

    Com consideração,
    jo

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelas referências documentais sobre os textos do "magistério sobre a importância dos estudos teológicos"

    Quanto a D. Jacinto, com ordenação episcopal em 1996 e bispo auxiliar de Braga até 2000, de facto desconhecia que tinha sido o impulsionador do Instituto de Viseu para as Dioceses de Viseu, Lamego, Guarda e penso que também Bragança. Se fosse uma pergunta num exame responderia que foi D. Américo que estava ligado à sua criação. Pelos vistos reprovava. Também não admira que já vá tendo algumas amnésias, pois a idade e a distância a que estou da diocese em que nasci e cresci na juventude (Lamego) me retirem alguma clarividência!

    Quanto à minha posição acerca do Seminário é muito clara. Defendo que cada diocese deve formar os seus padres, com uma sólida formação teológica e espiritual! Mas sempre lhe digo que prefiro estar de joelhos perante um padre com uma forte vivência espiritual em todos os momentos da sua vida do que a conversar com um padre com um grau académico que exerce as suas funções em determinados momentos, como de uma mera profissão se tratasse!

    Suponho que o magistério dirá muito mais sobre a formação dos seminaristas do que os textos a que faz referência.

    Já agora, posso saber qual o grau de concordância em relação aos "ataques" (sim, são ataques) que o P.e Manuel Jorge faz no texto publicado da VL?
    A mim só me falta identificar quem é que o tal Sr. padre quer atingir. Como ainda tenho em Lamego alguns conhecidos, um dia destes vou tentar informar-me.

    com consideração
    jo

    ResponderEliminar
  16. Agradeço a todos a presença e o comentário neste frágil espaço.

    Permitam-me dizer algumas coisas:
    1. Tenho refctido muitas vezes, sozinho e com a comunidade, o pensamento de S. Cipriano de Cartago: «Ninguém pode ter a Deus por Pai se não tiver a Igreja por Mãe».
    Coloquei-o aqui, não porque tivesse algo específico em mente, mas porque o acho pura e simplesmente importante.

    2. Ressalvo a imensa estima que tenho por todos os colegas. Todos. Mesmo quando aqui ou ali temos formas diferentes de ver as coisas.

    3. Não li nem tinha conhecimento do artigo referido pelos comentadores. E, possa ou não concordar, nada me desliga da amizade e do respeito que sinto pelo seu autor.

    4. A diversidade, bem entendida, concorre para a unidade. O uniformismo é empobrecedor, no meu entender.

    5. Pelo que sei, os sacerdotes desta diocese, embora com as falhas inerentes à finitude humana, têm sentido de Igreja e são respeitadores do múnus e da pessoa do seu Prelado. Não estou a ver nenhum a vir para a comunicação social com postura menos correcta em relação ao seu bispo.

    6. Não gosto de censuras, a não ser quando o comentário é já uma censura pelo conteúdo, pela forma, pela ofensa ostensiva, pelo ataque baixo e soez. E então não o publico. Não foi o que aqui se passou.

    7. Quando achar - e se achar - publicarei um post neste blog sobre a minha posição neste momento acerca do futuro do Seminário. Só me comprometerá a mim mesmo. E com todo o respeito por todos os que de mim discordarem.

    Por fim, um pedido aos amigos visitantes. Como neste momento já é possivel visitar os blogues da maioria dos que aqui comentaram, pedia-lhes que transferissem para lá a discussão sobre o assunto em causa se assim o entenderem.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Eu sou certamente uma ovelha tresmalhada!

    Eu acredito em Deus!

    Tenho a minha fé!

    Faço as minha orações!

    Sou uma pessoa preocupada com tudo o que me rodeia, tento minimizar a dor dos que me estão próximos, muitas veses carregando-a eu sozinha!

    Mas confesso que na igreja não acredito muito, embora faça um esforço enorme para entende-la!

    Agora,confesso ao ler este post,sinto-me orfã de mãe.

    Porque tenho a certeza que Deus é meu Pai!

    Céci

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.