segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Liturgia das Horas on-line


A Liturgia das Horas (também chamada Ofício Divino) é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica.
A palavra ofício vem do latim "opus" que significa "obra". É o momento de parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus.
Consiste basicamente na
oração quotidiana em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens.

Às Laudes e as Vésperas, como partes fundamentais de todo o Oficio, foi dada pelo concílio a máxima importância, já que são, por sua própria índole a verdadeira oração da manhã e da tarde. O Ofício das leituras, embora conserve sua característica de oração nocturna para aqueles que celebram as vigílias, pode adaptar-se a qualquer hora do dia. No que concerne às demais Horas – Oração das Nove, Oração das Doze e Oração das Quinze Horas, englobadas as três sob o título geral de Hora Intermédia - aqueles que escolhem uma só delas pode adaptá-la ao momento do dia em que a celebra e não omita parte alguma do Saltério que é todo distribuído pelas diversas semanas.

QUE TAL, CARO VISITANTE, SENTAR-SE EM FRENTE DO COMPUTADOR, abrir o site acima indicado e rezar Laudes, Vésperas ou Completas? E seria maravilhoso se, pelo menos uma vez por semana, tirasse fotocópias e rezasse com a sua família uma destas. Claro que, se assim o achar, pode também convidar os familiares para a Hora intermédia ou o Ofício de leitura...

Este site é facílimo de utilizar como pode comprovar. Existe também um do Secretariado Nacional de Liturgia, mas muito mais difícil de usar por quem tem menos familiaridade com estas coisas. Afinal também nisto os portugueses só complicam...

2 comentários:

  1. Sr Padre sou um crente e na minha casa todos os dias rezamos o terço soumos umildes pecadores que acredita na salvação.
    Sr Padre deixe-me p.f.no seu Blog publicitar um evento para que os leitore do blog que desloquem para o meu concelho visitem o evento que é o seguinte.
    A Associação Recreativa Cultural e Social do Goulinho vai inaugurar uma exposição de fotografias cujo lema é Recordar é Viver no proximo dia 16 de janeiro pelas 17 horas
    na Casa da Cultura César de
    Oliveira em Oliveira do Hospital com o apoio da Camara Municipal na presença do seu Presidente Sr.Prof.Mário Alves e do Presidente da Associação Sr.Antonio Dias entre outras individualidades o blog Voz do Goulinho convida os leitores do magnifico Blog Asas da Montanha se passarem por esta zona a fazerem-nos uma visita.

    Um abraço e muito obrigado

    Antonio Assunção
    Voz do Goulinho

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo,
    Gostaria de agradecer pela divulgação do nosso site no teu blog.
    Um grande abraço e que Deus o ilumine em tua jornada.
    Atenciosamente,
    Helber - liturgiadashoras.org
    Teixeira de Freitas - Bahia - Brasil.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.