segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Cada pergunta servia para Sócrates ripostar enaltecendo os atributos da sua governação, como se de campanha eleitoral se tratasse..."

Depois da entrevista de Sócrates à SIC, procurei ler e ouvir comentários de pessoas que me pudessem fornecer chaves de leitura e ressituassem o que disse o primeiro-ministro no contexto da verdade histórica.
Confesso alguma desilusão com o que ouvi e li. O nosso jornalismo e os comentadores de serviço são geralmente pouco críticos em relação a este governo. Mesmo o actual Marcelo Rebelo de Sousa. Mas encontrei hoje um comentário que me satisfez pela objectividade, pela clareza da posição, pelo desassombro com que pôs o dedo na ferida.
Quero partilhar com os meus amigos esse longo texto. Vale a pena.

# Berluzconilingus
http://sol.sapo.pt/blogs/jas/archive/2009/01/10/A-gravata-vermelha.aspx#comments

1 comentário:

  1. Venerável irmão!
    Guiado pela tua informação, fui ler o blogue em referência e também gostei. Uma boa apreciação, bastante rica em objectividade e com pertinentes interrogações.
    Todavia, a tua caridade cristã permite-me uma pequena achega: O governante faz exactamente esse papel de governante que Sócrates fez (o seu). Compete às oposições fazer o delas. E estas têm sido muito frouxas, não desmontando a arquitectura do discurso governativo demasiado orientado para a autojustificação e bastante hipócrita. Depois, a opinião pública, construída por jornalistas pouco audazes naquilo que é essencial, levanta muito pouco o véu das inépcias governativas e do seu eleitoralismo, a não ser em pormenores que dêem para vender papel ou para atrair audiências.
    Quanto ao Orçamento de Estado, por mais inconsequente que tenha sido (e foi-o pela gritante desactualização), ele não pode ser alterado entre a aprovação parlamentar e a promulgação presidencial. E Cavaco fez bem em promulgá-lo. Não pode, entretanto, o governo esperar mais tempo para sujeitar à discussão parlamentar um orçamento suplementar desde há semanas necessário e promover todas as revisões que a crise exigir.
    Quanto ao estatuto dos Açores, gostava de dizer que as normas da fiscalização preventiva da constitucionalidade das leis deviam ser mudadas. O Tribunal Constitucional deveria apreciar, na íntegra, os diplomas que o Presidente da República lhe submete e não só os artigos sobre os quais recaem dúvidas de constitucionmalidade da parte do Presidente. No caso, não teríamos tido todo este pé de ferro político entre órgãos de soberania.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.