sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cónego José Cardoso

Foi há 25 anos que partiu para o Pai o cónego José Cardoso. Confesso que foi das pessoas mais maravilhosas que conheci. Aliava às convicções profundas uma bonomia e uma serenidade únicas.
Pese embora toda a dedicação e bom trabalho dos seus sucessores, nunca mais a catequese diocesana foi a mesma. Porque cónego José Cardoso só houve um.

D. João da Silva Campos Neves foi um bispo que deixou marcas imperecíveis na diocese. Lembro apenas a construção do Seminário Maior e a Casa de São José. Reconheço que a sua relação com os padres nem sempre terá sido a melhor. Há sacerdotes marcados por decisões suas. Também as suas escolhas não terão sido sempre as mais acertadas. Mas numa pessoa ele acertou em cheio. Quando foi buscar o P.e José Cardoso a Vila da Rua para o tornar responsável pelo secretariado da catequese. Foi mesmo o "euromilhões" para a vida diocesana!
Foi um sacerdote que soube trabalhar em equipa. Rodeou-se de padres zelosos como o Cón. Claro Ângelo e o P.e Ribeirinho e outros. Durante anos deram cursos, movimentaram, suscitaram a mobilização, publicaram a revista da catequese.

Nunca vi ninguém com tanto, tanto jeito para falar a crianças como o Cón. Zé. Ele era um motivador, um impulsionador, uma pessoa convicta e agregadora. Tal como as crianças, os catequistas tinham-no em enorme consideração. E como ele sabia cativá-los para a bela tarefa da catequese!

O Cónego José Cardoso era um apóstolo da família. O que ele fez pela família na diocese! Cursos, livros, contactos pessoais, slogans gravados que ainda hoje perduram. "Nada contra a família, tudo pela família", lê-se ainda hoje num calhau em Santa Helena.

Sim, o grande Cónego Zé era um difusor da Palavra através da escrita. Quantos livros ele escreveu direccionados à família e às crianças!!! Lembro que no Seminário Menor, no meu 1º ano, o livro de religião era da sua autoria.

Um amigo desta comunidade paroquial. Quantas vezes vinha por aqui o Cónego José Cardoso! Em confissões, pregação e, especialmente, na novena de Santa Helena. Anos a fio! Ainda hoje os mais velhos recordam esta veneranda figura com saudade. As suas homilias, os concursos que promovia durante as novenas, a presença junto das pessoas, até os jogos de cartas...

Pessoalmente só tenho motivos para dar graças a Deus. Não o esquecerei. A sua amizade, a sua compreensão, o seu apoio, o seu incitamento.
Estava na equipa sacerdotal com os grandes amigos, Padres Matias e Ramos. Um dia o senhor Cónego avisa que vai aparecer. Traz consigo uma bola de Lamego para partilhar connosco. Fala, ouve, acolhe, motiva. Único!

Obrigado por tudo, grande amigo! Obrigado por tanto!

4 comentários:

  1. Os meus parabéns pela recordação do Cónego José Cardoso de Almeida neste 25.º aniversário do seu passamento (há precisamente mais dois anos que o seu irmão, o cónego Mário).
    Subscrevo inteiramente as afirmações feitas pelo excelente abade de Tarouca, eu que sou devedor de uma enorme dívida de gratidão para com o catequista dos catequistas: Repartiu comigo a amizade, a pedagogia, a espiritualidade, o apostolado e muitas iniciativas.
    É de salientar o impulso dado aos leigos na obra da catequese, a aposta na formação e as realizações como jornadas, cursos, certames congressos, etc. Um dos seus últimos sonhos era o monumento ao catequista.
    Mexeu com a diocese, tornou-a prestigiada e semeou preocupações por temas lancinantes e a alegria pela vida.
    O último livro dele "Família Energia Vital" é um monumento à cura pastoral pelo inefável núcleo familiar.
    Ditosa terra - a Vila da Ponte - que o viu nascer e guarda em sólido monumento a jóia dos seus restos mortais
    Paz a ele na Glória, saudade por ele na militância!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, bom amigo, por mais este belo contributo.
    O Cónego Zé tudo merece. Pura e simplesmente fantástico!
    Quero aqui manifestar a minha gratidão ao Dr. Abílio Louro de Cravalho. Por toda a sua presença, ajuda e amizade em momentos difíceis.Porque sempre soube estar...
    O Dr. Louro de Carvalho foi e é uma inteligência fulgurante, perspicaz, lúcida, combativa. É aquilo que o povo diz: "UMA INTELIGÊNCIA".
    Faz o favor de ser meu amigo. Tenho muito orgulho nisso.
    Agradeço ainda o seu contributo, que enriquece este pobre blog.
    Um abraço, amigo.

    ResponderEliminar
  3. Lamego e, até ao momento ainda não prestou HOMENAGEM ao Sr.Conego José Cardoso.Mas Lamego deveria envergonhar-se de não Relembrar a PESSOA que foi D.João da Siva Campos Neves.
    Estou em condições de referir a grandeza deste GRANDE BISPO.
    Muitos da minha idade se lembrarão a distribuição de rebuçados ás crianças ( onde me inclia)no fim das missas dominicais, no átrio do Paço Episcopal.
    E o Conego Correia Noronha???
    Muitas saudades do clero daquele tempo-sem ofensa.

    ResponderEliminar
  4. Todas as pessoas são únicas mas, algumas, para além de únicas são insubstituiveis... Cada vez me convenço mais disso.
    Que Deus o tenha junto dele!

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.