quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Igreja preocupada com os agricultores

Acabo de ler em ecclesia. O Conselho Presbiteral da diocese de Vila Real está preocupado com a crise que os agricultores daquela região sentem.

Ora aí está. Assim está bem. Uma Igreja atenta ao clamor do seu povo, que não se entretém a "coçar para dentro", mas está atenta ao mundo de cujos sofrimentos, angústias e anseios ligítimos se faz eco. Por que razão não é assim em tantas outras dioceses???

"Os presbíteros de Vila Real estão preocupados com a crise que os agricultores daquela região sentem. Reunidos na 65ª Assembleia, o Conselho Presbiteral afirmou que “a manter-se este quadro, a população dedicada à agricultura irá reduzir-se ainda mais com o consequente desemprego e o despovoamento das zonas rurais”.
Os sacerdotes manifestam ainda “preocupação pelo reflexo da crise dos preços agrícolas mormente do azeite e da azeitona na região”. Mas a crise é extensível ao sector da batata, centeio, vinho, leite e carne. “Resta o da castanha que, não sendo abundante, é economicamente rentável”, assinalam os presbíteros, recordando o alerta que Bento XVI lançou no Dia Mundial da Paz."


Outro assunto que ocupou o Conselho Presbiteral daquela diocese foi a presença dos leigos no mundo. Os presbíteros analisaram a função específica dos leigos “de inserção nas estruturas do espírito cristão, constituído pela competência profissional e a consciência ética”.
E mais uma vez louvo e me sinto edificado por aquele Conselho Presbiteral. Os leigos são Igreja. Mais: são a maioria esmagadora da Igreja. Nalgumas dioceses dá-lhe tão pouco relevo, puxa-se tão pouco por eles, não há propostas sérias e exequíveis de formação...
Parabéns, diocese de Vila Real! Oxalá o vosso exemplo contamine outras dioceses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.