quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em 2009, 50 milhões podem perder o emprego

Cinquenta milhões de pessoas podem perder o emprego este ano, elevando para 230 milhões o número de desempregados em todo o Mundo. Este é o cenário mais desfavorável traçado esta quarta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que admitiu uma recessão social global.
De acordo com o relatório sobre o emprego em 2009 da OIT, 18 a 30 milhões de pessoas podem perder o emprego este ano, um número que pode atingir os 50 milhões se a crise financeira e económica se agravar.
Os dados apontam ainda para que o número total de pessoas a viver no limiar da pobreza poder chegar aos 1400 milhões, o equivalente a 45% de toda a força de trabalho. A organização teme igualmente um aumento considerável do trabalho precário, uma situação que pode atingir 53% de toda a população empregada.
Em 2008, 900 mil pessoas perderam o emprego nas economias desenvolvidas, entre as quais a União Europeia. Nestes países, o número de desempregados cresceu 3,5 milhões só no ano passado.
A OIT salienta que os progressos no combate à pobreza são poucos e que as denominadas classes médias estão cada vez mais fracas, pelo que é necessário tomar medidas urgentes que promovam o trabalho digno e a protecção social. Para tal, defende a organização, deve haver uma acção internacional mais decisiva e coordenada.
In Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.