Mandaram-me esta carta, que achei muito interessante e que deixo à consideração de todos:
À atenção Senhora Ministra da Educação
A propósito do sistema de Ensino da Finlândia, veja, Senhora Ministra, se consegue perceber as 9 diferenças:
1. Na Finlândia as turmas têm 12 alunos;
2. Na Finlândia há auxiliares de acção educativa acompanhando constantemente os professores e educandos;
3. Na Finlândia, os pais são estimulados a educar as crianças no intuito de respeitarem a Escola e os Professores;
4. Na Finlândia os professores têm tempo para preparar aulas e são profissionais altamente respeitados.
5. Na Finlândia as aulas terminam às 3 da tarde e os alunos vão para casa brincar, estudar, usufruir do seu tempo livre;
6. Na Finlândia o ensino é totalmente gratuito inclusivamente OS LIVROS, CADERNOS E OUTRO MATERIAL ESCOLAR;
7. Na Finlândia todas as turmas QUE TÊM ALUNOS com necessidades educativas especiais, têm na sala de aula um professor especializado a acompanhar o aluno que necessita de apoio;
8. Na Finlândia não há professores avaliadores, professores avaliados nem Inspectores.!!!!!
9. Na Finlândia não há professores de primeira e de segunda.
Conseguiu perceber as diferenças??? Pois é...
Mas quem começou isto?
- Jorge Sampaio, no regresso de uma visita presidencial àquele país, parecia Francisco Sá de Miranda, em 1526, a importar o Renascimento de Itália para Portugal, ao dizer que, na Finlândia, os professores passavam cerca de 50 horas por semana na escola. Ficámos, mais tarde, a saber que eram cerca de 27 horas, mas não em aulas de substituição!
- Durão Barroso clarificou que era preciso profissionalizar a gestão das escolas, porque os professores têm jeito para ensinar, mas podem não o ter para gerir. Os gestores não têm que ser professores (Dixit!). Também disse que as escolas deviam ter ocupados os alunos durante a interrupção da actividade lectiva: enquanto os professores reuniam para avaliar, planificar, etc., as autarquias e as associações iam desenvolver actividades com os alunos. Que é das autarquias? Que é das associações?
- O regime de quotas para as menções de “Muito Bom” e “Excelente” na avaliação dos trabalhadores da Administração Pública foram preconizadas por Durão Barroso, porque nem todos tinham mérito e nem todos podiam chegar ao topo da carreira. Confunde-se avaliação de desempenho com a limitação de lugares em determinados patamares da carreira pública. Se, num ano, fossem necessários só 25 engenheiros civis para o país, só daríamos média positiva a 25 finalistas da Licenciatura em Engenharia Civil?
- E os vínculos precários na administração pública? Quem era o PM da lei n.º 23/2004, de 22 de Junho (Aprova o regime jurídico do contrato individual. de trabalho da Administração Pública)? Durão Barroso.
- E a primeira machadada nas condições da aposentação? Quem era o PM? Durão Barroso. E o Ministro de Estado e das Finanças? Dra Manuela Ferreira Leite. E mais não fizeram porque tempo não tiveram (Bagão Félix dixit!).
Louro de Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.