sábado, 3 de janeiro de 2009

Já a pensar na Quaresma

Comecei hoje a preparar a Quaresma/2009. Já? Pois, como o tempo não estica, urge começar cedo para que as coisas possam aparecer na hora.
Dois assuntos me ocuparam longas horas: o boletim Apelo, que vai sair no início da Quaresma e o livrinho de apoio ao Lausperene quaresmal. Se o boletim ficou só estruturado, o livrinho ficou concluído. Sabem o que mais me custou no amanho do livrinho? Os cânticos. Como dizia a brincar um colega e amigo, "sou afónico", musicalmente falando... Mas lá escolhi... confio na boa vontade das pessoas.
Se queremos que as pessoas participem, se queremos que a celebração tenha um ritmo adequado, temos que lhes dar instrumentos de participação. Caso não o façamos, ou as pessoas não sabem o que vão fazer, ou puxa cada uma para o seu lado, ou se refugiam em velhas orações que têm o seu valor, mas dizem pouca às novas gentes.
Procurei que o guia para a adoração ao Santíssimo Sacramento tivesse em conta as diversas sensibilidades, quer a nível de cânticos, quer de orações, leituras, momentos de silêncio. Dentro de uma linguagem acessível ao povo de Deus.
Fiz o meu melhor, Deus fará o resto.
Este ano, o Lausperene decorrerá em todos os lugares de culto públicos existentes nesta comunidade. Em cada dia, um dos povos, durante umas horas.

De acordo com o Plano Pastoral, faltam-me ainda trabalhar alguns assuntos. Entre eles cito os encontros familiares com São Paulo e a intervenção dos jovens nas Eucaristias da Quaresma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.