domingo, 5 de julho de 2009

Festa da Senhora das Dores




"Lá está o friozinho da Senhora das Dores" - comentava-se.
De facto, na Festa da Senhora das Dores, costuma sempre fazer um vento nada agradável.
Muita gente, apesar de tudo. Muitos fora do templo por este estar cheio.
Esta Festa, sem música nem foguetes, é a festa da paz, da interioridade, da expressão serena da fé.
Após a Eucaristia, liturgicamente animada pelo grupo de amigos que há meses a esta parte tem estado presente na Eucaristia do 3º domingo em Santa Helena, seguiu-se o terço e a procissão.
Parabéns às pessoas que, apesar do incómodo do vento frio, não arredaram pé, ficaram até ao fim.
Parabéns ao coral por mais este belo serviço à comunidade.
É sempre bonito de ver o ambiente fraterno, de são convívio e de amizade, que se respira na novena de Santa Helena. Claro, hoje não foi excepção.
Também às 12 horas, se celebrou cá baixo a Festa da Senhora das Necessidades.
Senhora das Necessidades, Senhora das Dores, Senhora de Fátima, Senhora da Lapa e tantos outros títulos com o o povo cristãos invoca Nossa Senhora. Mas Ela é sempre a mesma: Maria Santíssima, Mãe de Jesus Salvador e nossa Mãe também.

17 comentários:

  1. de facto o vento não fez arrepiar nada nem ninguem em sua vez imensos arrepios surgiram no povo presente pelo entoar daqueles que a muito a esta parte teem feito algo muito simples e belo. grande coral...

    ResponderEliminar
  2. aqueles recados do srº padre sobre calções e opas que sejam assimilados pelos pais pois concordo na integra com o falecimento de valores actuais. vento frio? calor humano e muita gente encantada com as belissimas melodias foi o que vi e senti

    ResponderEliminar
  3. os foguetes só fizeram falta aos descuidados, pois o que presenciei na tarde de domingo na Sta, HELENA foi uma verdadeira festa e duvido que haja quem fique indiferente a uma atitude assim prostada. só senti arrepios com o instrumental, muita educação e magia

    ResponderEliminar
  4. não fiques na praia... assim começou a eucaristia ontem, que belo exemplo é para os jovens de hoje a atitude dos amigos do coral.Srº padre se estas iniciativas fossem seguidas as igrejas estavam sempre cheias
    Maria do Rosário

    ResponderEliminar
  5. nem só de pão vive o homem; nem só o vento frio arrepia; nem sempre é CHATO ir à Missa o exemplo de ontem não pode ficar por aqui e o Srº padre que tem o dom destas descobertas tem que insentivar mais jovens a fazer eucaristias arrepiantes. parabens.

    ResponderEliminar
  6. comungo inteiramente com a defesa dos valores de cada um de nós, PAIS,aumentar os valores fraternos e ainda educar melhor. também estou rendido à postura e exemplo a todos níveis que foi dado pelo coral.
    Sequeira.

    ResponderEliminar
  7. srº Padre por mim flores não vão faltar assim como espero que não falte a harmonia instrumental dos últimos 3ºs domingos de cada mês. Faça mais esse sacrificio que a comunidade agradece

    ResponderEliminar
  8. escrevo em nome de muita gente com quem falei na Serra após a Missa no domingo passado(ontem) a festa da Sta. Helena devia de ter o toque pessoal, já conhecido de todos nós do Srº Padre, mas também dos que fazem com que nós povo tenhamos vontade de ir conviver em armonia há Casa de Deus... Por isso dizemos Srº Padre leve o seu habitual grupo coral ou de amigos como queira chamar. Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado pela presença amiga, pelo incentivo, pela participação.
    Ao anónimo que escreveu: "o Srº padre que tem o dom destas descobertas tem que insentivar mais jovens a fazer eucaristias arrepiantes." Digo aquilo que tenho repetido até à exaustão: Não sou eu que tenho de incentivar, de procurar... SOMOS TODOS, TODOS, TODOS!
    Igreja não é o padre, somos TODOS OS BAPTIZADOS! Se todos somos igualmente baptizados, todos somos igualmente enviados!!!
    Uma Igreja clerial não é a Igreja de Cristo. A Igreja é o POVO DE DEUS em marcha para a casa do Pai.
    A ideia foi do amigo Elói. Apenas acarinhei, apresentei algumas propostas, acolhi.
    Quem merece todos os parabéns, quem felicito com todo o entusiasmo é o coral. Gente fantástica!
    Se a Igreja precisa de bons padres, precisa igualmente (perdoem-me o pessoalismo, mas diria AINDA MAIS) de bons leigos. Podem fazer toda a diferença!
    Muito obrigado a todos os que me deram o prazer da visita e do testemunho.

    ResponderEliminar
  10. Ao pousar o andor toda a gente se esfriou quando esse parecia que ia deixar cair NOSSA SENHORA, assim como todos nós esfriamos com as verdades ditas, e com as musicas e sons arrepiantes das violas; do trompete e duma outra coisa que não sei o nome, só sei que há muita gente a dizer o mesmo: DOMINGO HAVIA DE SER ASSIM. A nossa gente Agradece Srº Padre e Amigos

    ResponderEliminar
  11. Li todos os comentários e parece-me que o srº padre tem toda a razão, depois de tudo isto o que me parece é que todos fazemos pouco, não gostamos de ouvir verdades e por vezes a Verdade de Deus toca-nos de tal ordem que nos refugiamos na cobardia. O exemplo é o que foi dito no final: se vamos fazer algo que seja por bem e com dignidade. este comentário tem por bem o exemplo do coral. pois com sacrificio(zinho) todos podemos e devemos fazer algo mais.
    Assunção.

    ResponderEliminar
  12. só o facto de se saber que no topo da Serra, cocretamente na igreja aconteceu algo que mereceu de muitos a admiração e atitude é de louvar, até porque a comunidade é constituida por gente velhinha na sua maioria, eu não estive presente mas ao ler o blog e pelo que tenho ouvido parece que perdi algo bastante bom... paciência.
    Empª C.M.T.

    ResponderEliminar
  13. Amigos: À precisamente um mês atrás escrevi um comentário sobre a beleza que realmente têm sido as Missas dos 3ºs domingos do mês. Ontem 2ª-feira ao felicitar alguns membros do grupo coral, levei uma lição de um dos elementos principais, que indignado me disse:
    -..."quando eu quis reúnir um grupo de amigos e jovens(que tantos me disseram não) foi para, em conjunto com o grande amigo Pdre. Carlos, incentivar os jovens, a sociedade perdida e outros a em conjunto rezarmos e dar o valor devido à oração, não foi, com todo o respeito pelos comentários que inclusivé me deixam super satisfeito, para receber louvores de ninguém. Aqui não se trata de trofeus, e ninguém do grupo quer isso. colaborar é e foi o nosso único objectivo lamentamos que ninguém tenha reparado nisso. De quaisquer das formas muito obrigado." frisou.
    Ainda há gente boa...
    Prof. Alberto

    ResponderEliminar
  14. Gostava de fazer parte do grupo coral com mais duas amigas, a quem nos devemos dirigir?

    ResponderEliminar
  15. Fantástico! Toda a colaboração é excelente, sempre bem-vinda.
    Por isso, as minhas felicitações!

    Responsável pela parte coral é a Dra Laida. Basta falar com ela. É uma pessoal simpática e acolhedora.

    ResponderEliminar
  16. parabéns a todo o grupo coral...exelente...ha vozes que se destinguem e a tua é simplesment fantastica,tal como tu és

    ResponderEliminar
  17. É com alegria que li todos os comentarios feitos em relação a eucaristia da festa de Nossa sra das Dores, sou um dos elementos do coral e bom saber que gostaram, essa sempre melhor paga que alguem tem quando se faz uma coisa por gosto como nos fazemos muito obrigados a todos e ao sr. Padre

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.