sábado, 5 de janeiro de 2008

Ajudar a fazer experiência de oração

Penso sinceramente que a mudança que o Papa pediu à Igreja que está em Portugal não ocorrerá sem uma fortíssima ligação à oração.
Penso que em muitas das nossas comunidades se reza pouco e se criam poucas oportunidades de oração.

Penso que todos os que têm responsabilidades pastorais se devem empenhar em rezar mais e em ensinar o povo a rezar.

Nesta comunidade, procuramos dar alguns passitos no sentido da oração. Além do grupo "Oração e amizade" que mensalmente se reúne para uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento - claro que há sempre abertura a qualquer pessoa que queira participar -, rezamos sempre o terço em Santa Helena no 3º domingo de cada mês, antes da Eucaristia e a 1ª sexta-feira de cada mês será este ano marcada por duas ideias fortes: louvor e desagravo. Além do terço, teremos a seguir à Eucaristia um tempo de adoração e encontro com o Santíssimo Sacramento. Em certas alturas do ano, rezaremos Vésperas na Igreja. Incentivaremos os grupos, especialmente os mais jovens, a descobrir a beleza da oração.

Não podemos hoje ficar só pela Eucaristia, embora ele deva ter toda a centralidade e todo o empenho, nem pelas procissões, novenas ou outros momentos tradicionais de oração. É preciso ir mais longe e mais consistentemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.