domingo, 20 de janeiro de 2008

Como dizer?

Deve dizer-se "pagão baptizado", ou "católico não praticante"?
Que lhes parece?

2 comentários:

  1. Católico não-praticante é um termo para designar aqueles que, apesar de batizados na Igreja e declarando-se católicos, não praticam a religião na sua plenitude. Ele não indica um grupo oficialmente estabelecido na Igreja Católica.
    Hoje, não é raro encontrar católicos que afirmam ser adeptos da religião e freqüentam cerimónias como casamentos e batizados, mas não tomam parte regularmente das cerimónias como a missa aos domingos e raramente recebem algum dos sacramentos.
    Nada fazem senão criticar!
    Esses católicos muitas vezes desconhecem, porque não querem saber, partes importantes da própria religião, inclusivé, as catequeses dos filhos e o seu acompanhamento periódico, e quase sempre discordam dos ensinamentos da Igreja!
    C. Vítor

    ResponderEliminar
  2. O católico não praticante é como que um sócio do Benfica que não paga as quotas.

    Não esquecer que grande parte desses católicos tem a concepção teísta da vida pela sua crença em Deus, mas não se identifica ou manifestam mesmo alguma hostilidade para com a Igreja. São capazes de desprezar a comunhão e a missa durante décadas mas pedem a extrema unção quando a cova está perto...

    Para não falar que uma grande parte dos católicos não obedece às recomendações a nível de moralidade emanadas pela hierarquia da ICAR.
    Basta ver a taxa de uso de contraceptivos e os resultados do último referendo.

    Se cerca de 85% do país se declara católico mas só cerca de 18% é que é praticante, deixa muito a pensar à conferência episcopal portuguesa.

    O paganismo em si depende da pessoa e não da sua religiosidade. Há muita gente não crente cuja conduta moral é bem mais "cristã" do que a de muitos religiosos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.