sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

E os que fariam a Profissão de Fé não a fizeram mesmo.

Sozinhos,da facto, ninguém consegue fazer nada!
É difícil, sim, e ingrato, porque os sacerdotes não conseguem assim cumprir verdadeiramente bem a sua função!
Mas deixe-me relatar aqui uma coisa! Sou catequista há 13 anos e o ano passado, assim com está a acontecer este ano, todos os Sábados antes da catequese o discurso do Sr.Padre era o mesmo: "É necessário vir à Eucaristia." TODOS OS SÁBADOS sem excepção!
Lá mais para o meio do ano acrescentou:" É necessário vir à Eucaristia e quem não o fizer, não faz a Comunhão." E o discurso manteve-se até o fim.
No entanto, os miúdos pouco ou nada lhe ligavam! Temos missa vespertina numa capela da aldeia e alguns diziam que iam lá e outros diziam que iam a outra comunidade. Mas o pároco manteve-se firme e realmente ao Domingo poucas crianças encontrava na Eucaristia!
E os que fariam a Profissão de Fé não a fizeram mesmo.
Não será preciso dizer que foi uma pequena revolução aqui neste meio pequeno. Então fez o seguinte: a partir daquele momento os meninos para fazerem a Comunhão Solene teriam de ir à missa e fariam a Comunhão em Outubro!
Uma menina foi fazer, não sei como, a comunhão a outra paróquia, dos restantes, apenas três a fizeram, numa cerimónia simples, mas muito bonita.
Eu sei que por uns, pagaram os outros, mas naquele momento se o pároco fosse para a forca, eu iria com ele...
Afinal, que andamos nós, párocos, catequistas, a fazer este tempo todo? E sabe uma coisa? Se for ver quem desses meninos vai à missa actualmente, pode muito bem esconder as mãos e se precisar de alguma, uma basta e sobram-lhe dedos!
É difícil, sim...... E onde ficam os pais no meio disto tudo? A aquecer as costas aos meninos que ao Domingo é o único dia que podem dormir mais um bocadinho e a Eucaristia é às 11:30....11:30!!!Imagine se fosse mais cedo!!!!
Ana Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.