quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República

CAVACO DIXIT

"Portugal exerceu no 2.º semestre a presidência do Conselho da União Europeia. Fê-lo com eficácia, rigor e dignidade. É de toda a justiça reconhecer o papel desempenhado pelo Governo."

"O desemprego atingiu níveis preocupantes e são muitas as famílias que enfrentam sérias dificuldades para fazer face às despesas de todos os dias."

"O funcionamento do sistema de Justiça ainda é um obstáculo ao progresso económico e social do País."

"Não podemos deixar de nos inquietar perante as desigualdades na distribuição do rendimento que as estatísticas revelam."

"O acesso aos cuidados de Saúde é uma inquietação de muitos portugueses [...] seria importante que os portugueses percebessem para onde vai o País em matéria de cuidados de Saúde."

"Se não nascem crianças é o nosso futuro que está em causa [...] o despovoamento e o envelhecimento das populações é um problema sério do Interior do País que os poderes públicos não podem ignorar."

"Nos esforços que tenho feito para mobilizar os portugueses para os problemas da inclusão social obtive respostas que me encheram de alegria."

"Há que encarar as críticas como um estímulo para fazer melhor."
José Rodrigues, in Correio da Manhã

Salário elevados
Justifica-se preocupação de Cavaco Silva?
1. A preocupação é mais do que justificada. E a sua expressão pública era, aliás, imperiosa. A desigualdade na distribuição dos rendimentos é cada vez maior e assume foros de escândalo. O mérito e o talento devem ser valorizados, mas haverá neste pequeno e pobre País tanta gente que mereça ganhar dezenas de milhar de euros por mês? É inquietante...
José Rodrigues, Editor de Política

2. O problema não está em quem ganha muito, mas pouco. O salário médio anda pelos 700 euros, o salário mínimo foi fixado em 426 euros e muitos portugueses nem isso recebem. Como vive esta gente? Que esperanças? Que perspectivas? Que futuro? A solução não será fácil, mas não passa certamente por tirar a uns para dar a outros.
Paulo João Santos, Editor de Fecho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.