sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bispos e Governo de novo em conflito

A hierarquia católica acusa a ministra da Educação de estar a afastar os alunos das aulas de Religião e Moral. Preocupada com a falta da regulamentação da Concordada, a Igreja teme ficar sujeita ao «arbítrio de alguns ministérios»

Os bispos acusam a ministra da Educação de não dialogar com a Igreja e de estar a afastar os alunos das aulas de Religião e Moral.

Na última quarta-feira, o ministro da Presidência, Silva Pereira, recebeu D. Jorge Ortiga e D. Carlos Azevedo, representantes da Conferência Episcopal Portuguesa, que lembraram ao Governo a urgência de regulamentar a Concordata.

«Se isso não for feito, cai-se num vazio legal sujeito ao arbítrio de alguns ministérios» , explicou ao SOL D. Jorge Ortiga.

Um dos principais problemas são as aulas de Religião e Moral. «As escolas não estão a disponibilizar a disciplina», garante o padre Paulo Malícia, responsável pelo ensino religioso na Diocese de Lisboa.

A situação é de tal forma grave que, na véspera daquela reunião, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Tomaz Nunes, na comemoração do Dia de São Vicente, na Sé de Lisboa, acusou o Governo de estar a «acantonar a educação religiosa».
In Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.