sábado, 19 de janeiro de 2008

“Quem não tem sentido de humor, provavelmente não tem sentido nenhum...”

“Quando as coisas se complicam, o humor ajuda”- escreveu alguém.
Todos temos na vida coisas e situações que correm mal. E porque não cultivamos o sentido de humor, da graça, da alegria, caímos num estado de tristeza, angústia e desilusão.
Conta certo indivíduo que quando ficou aposentado, pediu para trabalhar como voluntário num hospital. Fez o seu estágio sob orientações de uma enfermeira reformada. Esta enfermeira apresentou-o a Roy um doente canceroso, de 73 anos em fase terminal.
Quando foi apresentado, o doente gracejou: “enfim, alguém careca como eu!”.
O voluntário não sorriu e habituado a viver sem humor, não sorria ao ouvir as piadas engraçadas do doente.
O enfermo notou esta indiferença e confidenciou à enfermeira a falta de humor do voluntário. E certo dia, perante a falta de reacção às suas graças, disse-lhe: “meu caro, não duvido que você seja boa pessoa, mas se está aqui para ajudar, não está a conseguir fazê-lo.”
Ao ouvir isto, ficou triste e desmotivado e terminou o estágio noutro sector do hospital. Passado algum tempo, a enfermeira instrutora disse-lhe que Roy morrera e que lhe mandara entregar um pequeno embrulho. Tinha dentro uma t-shrt com a cara de um conhecido cómico estampada e um bilhete onde se lia: “moral da história: ao primeiro sinal de que esteja a levar-se demasiado a sério, vista esta camisola: por outras palavras, use-a sempre!” Roy.
O estagiário riu. E concluiu que o que o doente lhe queria dizer é que o humor não se resumia apenas a uma piada de vez em quando, mas que é um instrumento básico de sobrevivência, que falta a muita gente.
Todos precisamos de rir mais e de levar menos a sério as nossas mágoas. O humor pode quebrar a tensão em crises familiares e de trabalho, pode aliviar o desespero de estar amarrado a uma cama de hospital, etc..
Quanta gente resolve com o humor situações de grande tensão. Há que cultivar o sentido de humor. Dizia uma idosa experiente: “Quem não tem sentido de humor, provavelmente não tem sentido nenhum...”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.