segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O chato do nevoeiro

Não gosto do nevoeiro. E há dois dias que nos aperta.
O nevoeiro constrange-me. Parece um pide que nos vigia, uma prisão que nos acompanha.
Gosto da luz e da sua liberdade.
Ontem à tarde subi a Santa Helena para o terço e a Eucaristia. Qual não foi o meu espanto quando sinto o alto da Serra bafejado por um Sol lindo, solarengo mesmo. E visto de lá de cima, o vale parecia um enorme manto de algodão. Apetecia saltar do calhau para cambalhotar em tão fofo manto... E que cambalhota seria! A última certamente...
As pessoas deambulavam por ali, contemplando os cumes dos montes segurando as pontas do manto que cobria o vale, e desfrutando, vencedoras, o agradável ar da serra, que ontem troçava do frio húmido do vale que o nevoeiro cerrado tornava ainda menos suportável.
A Serra é um novelinho de surpresas. Oito dias antes, estava indomável. Parecia que tinha o demo no ventre. Soltava cada bufarada que as pessoas tinham de apelar a todas as suas forças e à ajuda alheia para não irem parar com os ossos contra o calhau. As portas dos carros teimavam em não querer abrir e era quase preciso arrancar os manípulos para as obrigar a ceder. Coitadas delas, temiam ser projectadas pelo mau instinto bufador da Serra!
Mas ontem a Serra era um paraíso.
Para mim é sempre. Os seus repentismos e imprevisíveis comportamentos seduzem-me.

2 comentários:

  1. Rir faz bem:
    A ASAE decidiu inspeccionar uma missa na Sé de Lisboa para inspeccionar as condições de higiene dos recipientes onde é guardado o vinho e as hóstias usadas na celebração. Depois de sugerir ao cardeal que se assegurasse que as hóstias têm um autocolante a informar a composição e se contêm transgénicos e que o vinho deveria ser guardado em garrafas devidamente seladas, os inspectores da ASAE acabaram por prender o cardeal, depois de terem reparado que D. José Policarpo não procedia à higienização do seu anel após cada beijo de um crente.

    A ASAE decidiu encerrar a Sé até que a Diocese de Lisboa apresente provas de que as hóstias e o vinho verificam as regras comunitárias de higiene e de embalagem, bem como de que, da próxima vez que cardeal dê o anel a beijar aos crentes, procede à sua limpeza usando lenços de papel devidamente certificados, exigindo-se o recurso a lenços descartáveis semelhantes aos usados nos aviões ou nas marisqueiras desde que o sabor a limão seja conseguido com ingredientes naturais.

    A ASAE ainda inspeccionou a sacristia para se assegurar que D. José, um fumador incorrigível, não andou por ali a fumar um cigarro, já que, não constando nas listas dos espaços fechados da lei anti-tabaco, as igrejas não beneficiam dos favores dos casinos, pois tanto quanto se sabe o inspector-geral da ASAE nunca lá foi apanhado a fumar uma cigarrilha.

    A ASAE pondera também a hipótese de a comunhão ter que ser dada com luvas higiénicas para evitar possíveis pandemias.

    ResponderEliminar
  2. Às vezes também nós andamos cheios de nevoeiro, porque ficamos no vale, no fundo!Nem nos lembramos que, acima disso, está um sol radiante... :)
    Beijinho sereno***

    P.S. E sim, o nevoeiro é chato e obsidiante!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.