domingo, 18 de maio de 2025

Eleições Legislativas 2025

Resultados Globais NACIONAIS 2025

 Resultados eleitorais, Concelho de Tarouca:


 Resultados eleitorais, União de Freguesias de Tarouca e Dalvares Tarouca:




O povo disse, está dito. É assim a vida democrática, felizmente.
A AD ganhou, como diria António Costa, por "poucochinho". Para uma coligação  que estava no poder, não foi uma boa maioria. Mas ganhar é ganhar! 
O PS teve uma derrota estrondosa que provocou de imediato a demissão do seu Secretário Geral, desencadeando a realização de eleições internas no PS.
O Chega teve uma subida grande, tendo, neste momento, o mesmo numero de deputados  que o PS, podendo até ultrapassá-lo com os votos da emigração.
O Bloco de Esquerda  teve uma grande derrota. Apenas uma deputada eleita.  Também a CDU perdeu um deputado. 
O Livre foi o único partido da esquerda à esquerda do PS que subiu, tendo agora mais deputados do que aqueles que tinha na anterior legislatura. À direita, a Iniciativa Liberal  elegeu mais deputados do que na legislatura passada.

Algumas notas pessoais:

1. Derrota para muitos comentadores políticos. Do alto do seu ego, desligado do sentir e pensar dos cidadãos,  fechados no seu "chiquismo" balofo, muito fizeram para impor a ditadura da sua opinião. Nas urnas, os cidadãos deram-lhes uma lição. Oxalá que tenham a dignidade cívica para aprender alguma coisinha! 
2. A coligação vencedora, AD,  tem, sozinha, mais votos do que toda a esquerda. O que obrigará esta a refazer-se a fundo, se quiser viver e ser alternativa.
3. Achei totalmente desagradável  a intervenção de Pedro Nuno Santo no momento em que anunciou a sua demissão. Que arrogância e agressividade! Parece que não aprendeu nada com a voz das urnas! O senhor parecia que ainda estava em campanha eleitoral... Um banho de humildade cívica precisa, para reconhecer os méritos de quem venceu, bem como o seu falhanço eleitoral. 
A verdadeira democracia demonstra-se no modo como se sabe vencer e se sabe perder.
4. Não é por ter tido uma grande subida eleitoral que o Chega deixa de ser Chega. Todos, cidadãos portugueses, temos que lembrar o velho provérbio que diz: "Quem bem fizer a cama, bem se deita nela."
Não é, por na Europa e no mundo a extrema-direita estar na moda, que a extrema-direita deixou de ser um perigo. Pensemos todos nisto antes  que seja tarde de mais. 
4. Tem agora a palavra o Presidente da República. Os cidadãos fizeram a sua parte. Entra agora em cena quem de direito.  Não queremos ser o país europeu campeão em eleições legislativas. Que governe quem o povo elegeu e que todos os partidos sejam democraticamente responsáveis e saibam colaborar para o interesse nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.