quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A vida à luz da Palavra

QUINTA FEIRA

PALAVRA
Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».

A figura de César (imagem de imperador-deus) presente nas moedas representa para os judeus fiéis a idolatria condenável pelo primeiro mandamento. E porque feita de um legalismo inconsistente, à pergunta dos fariseus, Jesus responde com o fim da ambiguidade: a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

MEDITAÇÃO
A Deus o que é de Deus. E basta. Parece simples e evidente, não é? Mas não tão facilmente. É na história que se realiza o espaço e o tempo da salvação. É na nossa história que construímos o Reino de Deus. Dando a Deus tudo. Conscientes da vida que vivemos. Do mundo que habitamos. Na certeza, de como dizia S. João Bosco, sermos simultaneamente “honestos cidadãos e bons cristãos”. A César o que é de César (com justiça, com verdade, com honestidade e carácter participativo), a Deus o que é de Deus (amando o outro, construindo um mundo novo, sendo testemunhas da verdade de Deus em nós). Que te falta ainda para viver intensamente desta maneira?

ORAÇÃO
A minha consciência, Senhor, não duvida, antes tem certeza de que Te amo. Feriste-me o coração com a Tua palavra e te amei. O céu, a terra e tudo o que neles existe, dizem-me por toda a parte que Te ame. Mas que amo eu, quando Te amo? Não amo uma formosura corporal, nem uma glória passageira. E, contudo, amo uma luz, uma voz, um perfume, um alimento, um abraço, quando amo meu Deus, luz, voz, perfume, alimento e abraço do homem interior, onde brilha para a minha alma uma luz que nenhum espaço contém, onde ressoa uma voz que o tempo não arrebata, onde se exala um perfume que o vento não esparge, onde se saboreia uma comida que a sofreguidão não diminui, onde se sente um contacto que a saciedade não desfaz. Eis o que amo, quando amo meu Deus (Sto. Agostinho).

ACÇÃO
Procura hoje dar tempo a Deus. O tempo justo. A Deus o que é de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.