sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A democracia precisa de homens assim como de pão para a boca!

General Ramalho Eanes.
Militar de carreira, foi nomeado General em 1975, dirigiu as operações militares do 25 de Novembro desse mesmo ano contra a facção mais radical do MFA. Em 1976 foi eleito Presidente da República, sendo reeleito em finais de 1980.

Os jornais noticiaram há dias que Eanes tinha recusado o recebimento de retroactivos da reforma a que tinha direito e que só agora passa a receber, por ter sido corrigida uma anomalia criada por uma lei de 1984, do governo de Mário Soares. E era mais de um milhão de euros!

General Eanes é um exemplo ético que merece ser realçado.
Enquanto os ricos só pensam em ter cada vez mais e tudo parece ser feito em função do dinheiro, enquanto os governantes parecem só ter em vista os seus próprios interesses e os do seu grupo, enquanto o fosso é cada vez maior entre os ricos e os pobres, com reformas públicas escandalosas e obscenas, aparece esta atitude do General!

Aliás Eanes já em tempos havia recusado a promoção a marechal, posição a que ascenderam os anteriores generais que foram Presidentes da República, como Spínola e Costa Gomes.

Não é fácil encontrar na democracia portuguesa um Homem que melhor tenha sabido servir a Pátria e desse modo o interesse do Povo Português do que o General Ramalho Eanes.

E se estes gestos se vulgarizassem entre os nossos políticos? O povo não admira já os beijinhos de ocasião, os sorrisos forçados, os belos discursos vazios, emoldurados de promessas. Disto estamos todos cheios. Até porque tudo isto se pode transformar a seguir em arrogância, altismo, prepotência. Bem o sabemos e sentimos.
O exemplo e testemunho é tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.