sexta-feira, 17 de outubro de 2008

AMI alerta para o aumento da pobreza em Portugal

Hoje é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

A Fundação AMI - Assistência Médica Internacional considera que "o empobrecimento das famílias em Portugal é uma realidade", assinalando que "tendo em conta a análise da AMI, nestes primeiros seis meses de 2008, registou uma tendência para o aumento deste tipo de casos".
Estas conclusões decorrem da análise do número de pessoas que recorreram de Janeiro a Junho de 2008, aos equipamentos de apoio social da AMI espalhados por todo o país e da sua comparação com igual período de 2007.

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a Fundação portuguesa sublinha que "a pobreza persistente agravou-se e os elevados números de novos casos continuaram ao longo do primeiro semestre de 2008, com 1400 pessoas a recorrer pela primeira vez ao apoio social da AMI".

O principal motivo verbalizado de recurso aos centros Sociais "Porta Amiga" é a "precariedade financeira". "O serviço que maior procura registou neste período de tempo foi o de distribuição de géneros alimentares, roupa e medicamentos. De salientar que a quantidade de alimentos é cada vez menor, enquanto aumenta o número de famílias apoiadas", refere comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Segundo o documento, este é "um balanço que retrata uma situação preocupante no que respeita à capacidade da AMI e de outras ONG/IPSS darem respostas que impeçam o alastrar da pobreza em Portugal".
In ecclesia

Perguntar não ofende
. Então como é que se compreende que seja durante a vigência de um governo socialista que aumentem estas situações de pobreza? Que socialismo é este?
. O nosso Primeiro andou um mês a propagandear o "Magalhães". Quando dá, pelo menos, igual tempo ao combate à pobreza, flagelo desumanizante que nos devia envergonhar a todos, a começar por quem governa?
. Quando será que o combate à pobreza é uma prioridade para a Assembleia da República e para os partidos políticos?
. Alguém explica a razão pela qual os meios de comunicação social dão tão pouco espaço ao flagelo da pobreza?
. Porque reage tão passivamente a comunidade nacional a tão grande flagelo?

2 comentários:

  1. ACONTECE NOS TEMPOS QUE CORREM:
    UM PRESIDENTE DE CÂMARA; COM UMA REFORMA DE 1.895.87 euros(dados de Outubro de 2005) e um VEREADOR COM UMA REFORMA DE 1.893.83 EUROS ( dados de NOVEMBRO de 2005)..
    Continuam a exercer aqueleles cargos autáquicos, com as respectivas remunerações ( julgo devidas por Lei. Concerteza com subsidio de alimentação, ajudas de custo, deslocações, etc., etc.,
    SERÁ ISTO POBREZA ???
    Responda quem souber...

    ResponderEliminar
  2. UM ORDENADO DE 1.895.87 EUROS E UMA COISA DE PROBRE

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.