sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A vida à luz da Palavra

SEXTA FEIRA

PALAVRA (1 Tes 1, 1-5b)
Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos Tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A graça e a paz estejam convosco. Damos continuamente graças a Deus por todos vós, ao fazermos menção de vós nas nossas orações. Recordamos a actividade da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus, nosso Pai.
A 8,34).
Tessalónica era uma cidade do Norte da Grécia, de relevante importância económica, comercial e política. Paulo pregou em Tessalónica na sua segunda viagem, aproximadamente no ano 50. A fé operante, a caridade madura e a esperança constante, são a imagem de marca desta comunidade. E em Jesus Cristo, a certeza da presença de Deus.

MEDITAÇÃO
Paulo começa por dar graças a Deus pelo empenho dos tessalonissenses na fé, na esperança e na caridade, reconhecendo quanto bem se realizou através do testemunho da comunidade. Na certeza do primado de Deus actuando em cada um dos cristãos daquela comunidade. Da mesma maneira, somos também nós convidados a um compromisso novo, na certeza de actuarmos em presença de Deus, em seu nome. Como podemos melhorar, também nós o nosso testemunho de fé, a nossa profunda esperança, no amor aos irmãos?

ORAÇÃO
Ó Deus ! Em paz me concedeste passar a noite. Em paz me concedeste passar este dia.
Por onde eu for, que eu vá sempre pelo caminho que me indicares. Ó Deus, guia os meus passos pelo caminho recto. Concede que, falando, eu nunca ceda à calúnia; que, tendo fome, não ceda à murmuração; que, sendo rico, não me torne prepotente. Concede, Senhor, que eu passe todos os dias invocando-Te, sem outro senhor acima de Ti ! (Oração etíope)

ACÇÃO
Vive este dia com o desejo de viver a fé, no esforço da caridade e na firmeza da esperança em Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.