quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Olhando para o país, o que é que mais o preocupa?

Resulato da última sondagem:

"Olhando para o país, o que é que mais o preocupa?"
- A crescente desigualde entre ricos e pobres? - 54%
- A falta de emprego? - 35%
- A Insegurança? - 34%
- A economia que não arranca? - 24%
-A subida do custo de vida? - 31%
- O futuro da juventude? - 45%
- O facto de estarmos a viver acima das nossas posses? - 22%
- A marginalidade reinante? - 28%
- A desagregação da família? - 47%
- A maneira como se está a processar a educação dos mais novos? - 40%

A crescente desigualdade social, a desagregação da família, o futuro da juventude e a maneira como se processa a educação dos mais novos são as maiores preocupações manifestadas pelos leitores.

Os leitores disseram, está dito. Claro que muitos destes ítens estão interligados e interdependentes. Se a economia não arranca, dá lugar à falta de empregos, à insegurança, à subida do custo de vida, à crescente desigualdade social. É em períodos de crise que os ricos se tornam mais ricos...

Preocupa-me seriamente também a maneira como está a ser educada a juventude. Parece que nem o estado nem as famílias "caíram na real". Uma educação sem valores nem exigência só pode anunciar um futuro bem nublado. Não acham estranho o silêncio da juventude? Não é a juventude inquieta. Parece acomodada, entretida, sem capacidade de reacção, aceitando passivamente esta sociedade e nela mergulhando...Quando a juventude arrefece o mundo congela.

A desagregação familiar está em marcha, apoiada até por leis destrutivas como a última sobre o divórcio. A Igreja bem apela à dignificação da família, mas parece que poucos a ouvem. Infelizmente, para mal de todos. Uma sociedade interiormente saudável não é possível sem famílias sãs. Por isso, "tudo pela família, nada contra a família."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.