quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Uma conversa sobre o rosário... Leia que vai gostar!

— O compadre é capaz de me explicar uma coisa?
— Se eu souber...
— Por que será que chamam ao mês de Outubro o mês do Rosário?
— Isso é muito simples: como o rosário é a forma mais popular de devoção a Nossa Senhora, o povo quis consagrar-lhe um mês, depois do trabalho das colheitas.
— Mas não havia já o mês de Maio?!
— Sem dúvida! Maio é o mês das flores e desde longa data que o povo cristão honra, nesse mês, aquela que é a Primavera da Igreja. Mas foi no mês de Outubro, precisamente no de Nossa Senhora do Rosário, que se travou a batalha de Lepanto, na qual os cristãos levaram de vencida os inimigos da fé, que ameaçavam a paz da cristantade. E, enquanto os soldados combatiam, toda a Igreja rezava o rosário pelo resultado daquela batalha. Já vês, por isso, que a devoção do rosário é muito antiga e a tradição de lhe consagrar o mês de Outubro vem do século XVI.
—E, já agora, gostava que o compadre me explicasse a origem do rosário!
— Todo aquele que enviou rosas a uma pessoa amada, ou com alegria recebeu esse testemunho de afeição, compreende a história do rosário. Um instinto humano e profundo associa as rosas com o amor e a alegria. Os povos pagãos coroavam de rosas as suas estátuas, como se simbolizassem os seus corações.
— Mas isso eram os pagãos...
— Na época dos primeiros mártires, quando as jovens virgens avançavam para a morte nas arenas do Coliseu, vestiam-se festivamente e coroavam-se de rosas, enfeitadas para irem ao encontro do Rei dos reis, por Quem iam morrer. Os fiéis, à noite, reuniam essas coroas de rosas, e era sobre elas que diziam suas orações: uma sobre cada rosa.
— Isso é interessante, compadre!
— Desse costume de oferecer ramalhetes espirituais nasceu uma série de orações conhecida pelo nome de rosário, porque rosário significa coroa de rosas. Como sabes, nos primeiros tempos, a Igreja queria que os fiéis recitassem os cento e cinquenta salmos de David. Mas, para recitar os salmos, era preciso saber hebraico, grego ou latim. Aqueles que não sabiam ler ou não tinham tempo para essa oração substituiram os 150 salmos por 150 Avé-Marias, separadas em 15 séries de dez, ou dezenas. Cada uma das partes dessa oração devia ser dita enquanto se fosse fazendo a meditação sobre os diferentes passos da vida de Nosso Senhor. S. Domingos, que morreu em 1221, recebeu da Virgem Maria ordem para pregar e popularizar essa devoção, dando-nos, então, o Rosário na sua forma actual.
— Olhe que não conhecia essa história tão linda, compadre!
— Além disso, deves lembrar-te de que já em Lurdes Nossa Senhora pedia a Santa Bernardete que rezassem o rosário. E, em Fátima, Nossa Senhora veio pedir aos pastorinhos a reza do terço e do rosário, pela conversão dos pecadores e em desagravo das ofensas que se cometem contra Deus e contra o Coração Imaculado de Maria. Quando Nossa Senhora apareceu, a 13 de Maio, respondeu a Lúcia: “Em Outubro direi quem sou.” E sabes tu como é que Nossa Senhora se identificou na aparição de 13 de Outubro?!
— Não sei, compadre!
— Pois foi assim mesmo: “Eu sou a Senhora do Rosário!”
In Amigo da Verdade

1 comentário:

  1. Linda História! Não conhecia a origem do rosário. Estamos sempre a aprender. Obrigada.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.