domingo, 16 de março de 2008

Os jovens, quando querem, entusiasmam mesmo!


Domingo de Ramos. Dia Mundial da Juventude, com o tema: "Recebereis a força do Espirito Santo, sereis minhas testemunhas até ao fim dos tempos." Assinalámos a data na Missa do 3º domingo do mês, em Santa Helena.

Apesar de ser uma tarde de domingo, os jovens marcaram presença. E que presença! Alegres, participativos, presentes. A sua maneira de estar, participar e cantar marcaram as muitas pessoas presentes.
Esta comunidade nunca esteve de pé atrás quanto à participação dos jovens. Pelo contrário, aprecia-a e deseja-a. E, naturalmente, eu fico contente por ser assim. No fim da Eucaristia, um homem dizia que havia sido fantástico, que os jovens, quando querem, entusiasmam mesmo. E uma senhora que viera de longe e partcipara na cerimónia com familiares, disse aos jovens e a a mim que iam felizes pela forma maravilhosa como a juventude desta paróquia soube estar e dinamizar a celebração.

Nem sempre sinto o que hoje senti. Tantas vezes o padre prepara a celebração e depois as coisas não saem tão bem como se desejava. Confesso que a homilia desta Missa me levou muito tempo a preparar. Mais do que a das outras Eucaristias. Mas sinto que correu tudo bem e que as pessoas gostaram. A juventude de hoje. A marca de certo intimismo e individualismo. Possibilidades e inconvenientes. O testemunho do Evangelho, realçando o contacto pessoal. A centralidade de Cristo na vida e na evangelização. O tipo de discurso e linguagem muito próximo dos receptores, sentindo a sua adesão, expressa na expressão do rosto e nos sorrisos.

Também os escuteiros, esgotadas pelo acampamento na Régua, onde ficaram em 2º lugar nos jogos - parabéns, 1006! - marcaram presença.

2 comentários:

  1. Bem haja.
    Bem haja por estar sempre connosco, apoiar, puxar-nos as orelhas quando merecemos. Enfim ser o nosso Kota.
    Hoje na Eucaristia os jovens estiveram bem...mas o nosso Kota...simplesmente maravilhoso!!
    Tenho tambem que agradecer em nome dos apostolos n@veg@ntes ao Bruno,Laida, Rui e ao João Pedro. Obrigado.
    Boa semana
    Arlete Ribeiro
    apostolos n@veg@ntes

    ResponderEliminar
  2. Boas! Com muita pena minha não pude estar presente, mas ouvi falar desta Eucaristia com uma alegria não muitas vezes vista, por isso acho que correu pelo melhor... Os meus parabéns ao nosso pároco! Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.