segunda-feira, 17 de março de 2008

Maria ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos.

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5"Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?" 6Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: "Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis".
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. (Jo 12, 1-11)

1. Há olhos que vêm o mal onde ele não existe, porque o coração está turbo. "Falou Judas Iscariotes: "Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?" Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela."

2. Há pessoas que encharcam as campas dos seus mortos com velas e com flores, quando em vida não se lembraram deles... "Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo."

3. Há gente que enche a boca com os pobres, mas nada faz para aliviar a pobreza. " Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres"

4. Há grupos e pessoas que se valem da pobreza alheia para aumentar e alardear a sua riqueza. Em tempos de crise, há quem enriqueça desmesuradamente. "Judas era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela."

5. Há gestos de amor que enobrecem que os pratica e dignificam quem os recebe. O Mestre revelou aos seus discípulos o valor simbólico do gesto de Maria. Ela estava antecipando o que deveria acontecer no sepultamento de Jesus, ungindo o corpo que seria colocado no túmulo. Afinal, havendo de padecer a morte dos pobres, sem nem mesmo ter um túmulo para ser sepultado, Maria estava suprindo o gesto de piedade de que seria privado.

6. Há pessoas que não toleram que ninguém brilhe mais do que elas. Se tal acontece, há que destruir, caluniar, matar... "Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.