sexta-feira, 1 de maio de 2009

Primeiro de Maio - Dia do Trabalhador


Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante o Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.

O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo.
__________________
A Igreja recorda neste dia São José, o operário de Nazaré.
-----------
Neste tempo, tão marcado pela crise, os trabalhadores são dos que mais sofrem. A instabilidade laboral pende sobre eles como uma espada, provocando angústia, pobreza, emigração.
Muitas destas situações provêm realmente da tão falada crise. Mas quantas não provêm dos oportunistas da crise?
O neoliberalismo, adorador do seu deus supremo - o lucro - transforma tantas vezes as pessoas trabalhadoras em vítimas imoladas no altar dessa sanguinária divindade.
____________
Que São José, o humilde e silencioso operário de Nazaré, nos ajude a descobrir SEMPRE o primado absoluto do trabalhador sobre o capital.

2 comentários:

  1. O 1º de Maio no Algarve foi sempre comemorado... claro que em família e em segredo. O queijo de figo que tinha estava meses fechado numa caixa era solto no dia 1º de Maio. Dia do trabalhador era comido o queijo de figo e oferecido aos amigos e camaradas do mesmo ideal.
    jokinha
    Isa

    ResponderEliminar
  2. Hoje é um dia quelembro com muitaaaaa saudade o primeiro 1º de Maio!

    Boa tarde

    Céci

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.