quarta-feira, 26 de março de 2008

Aquela senhora impressionou-nos

Ontem, na visita ao Centro de Deficientes Profundos, houve uma situação que nos impressionou vivamente. Aquela mãe junto da cama da sua filha que está completamente dependente.
Aquela filha havia completado o seu curso superior, era chefe no Agrupamento de Escuteiros da sua comunidade, casara e tudo parecia sorrir-lhe.
Um parto. Depois uma intervenção cirúrgica melindrosa. Por fim, a dependência total. Exibe apenas uma vida vegetativa.
Aquela mãe está ali, junto da cruz de sua filha. Voluntária naquela casa. Disponível para ajudar e apoiar também outros deficientes.
Mostrou-nos uma foto do tempo em que a sua filha fora chefe de escuteiros. Como uma lembrança boa que ajuda a mitigar o presente carregado de sofrimento.
Mas, acima de tudo, impressionou-nos o ar sereno que emana daquele rosto. Aquele olhar calmo, embelezado por um cabelo branquinho, é um mar de doçura. Nem ponta de revolta se detecta naquele rosto bonito!
Penso que sei donde lhe vem tanta serenidade perante anos e anos de cruz. Da sua fé profunda, convicta, enraizada. Senti que ela sabe ler a cruz da filha, que é sua também, à luz do Mistério Pascal de Cristo. E confesso que mais uma vez me senti pequenino perante tão magnificente demonstração de fé.
Ao vê-la e ouvi-la, passaram, rápidas mas vivas, imagens de pessoas que na nossa comunidade nos transmitem a mesma mensagem pascal de esperança. Entre muitas outras, D. Cândida e D. Carolina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.