O salto que a economia espanhola tem dado nos últimos anos fez brilhar os olhos de muitos emigrantes, tantos que já são mais de 100 mil os que se mudaram para o país vizinho. Só no ano passado, o número de portugueses a residir para lá da fronteira aumentou mais de 40%.
A maioria são homens, em média com 36 anos de idade, que têm preferência por zonas próximas de Portugal como Galiza e Andaluzia, ainda que em Madrid vivam cerca 14,5 mil portugueses.
A construção civil continua a ser o sector que atrai mais emigrantes, bem distante da agricultura, pesca e mundo empresarial, já para não falar dos estudantes, sobretudo de Medicina, que resolvem deixar a terra natal, à procura de uma vida melhor.
Portugal já é mesmo a quarta comunidade mais representada em Espanha e a segunda que mais desconta para a Segurança Social.
Os dois países estão atentos a este "boom" de emigração e preparam-se para, juntos, aumentar a fiscalização das condições de trabalho, sobretudo na construção civil.
Claro, depois dizem-nos que o desemprego em Portugal diminuiu ligeramente no final do ano passado... Com a emigração a aumentar desta maneira, pudera! Por que razão não dizem a verdade toda? Não deverá ser a democracia a pátria da verdade e da frontalidade? Por que razão os nossos governantes só sabem apresentar sucessos e conquistas, muitos dos quais só na cabeça deles?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.