domingo, 28 de dezembro de 2008

Passagem do ano a rezar ou a divertir-se?

É preciso estar fora do tempo no tempo; também é preciso dar tempo ao tempo.

Sim, não podemos ser escravos, seguidistas das modas de cada tempo. O cristã é capaz de remar contra a maré. Isto de "Maria vai com as outras" não tem muito a ver com a nossa vocação baptismal. Lá porque muita gente quer Deus fora de moda, os crentes não são obrigados a atirar com Deus para fora do tempo. Pelo contrário.
Dois jovens desta comunidade vão passar o fim de ano em Taizé. Ninguém os obrigou. Vão porque querem. E mais. Pagam para ir. Com milhares de jovens de outras partes do mundo terminam este ano e começam o próximo em oração. Fora do tempo? Para estarem melhor no tempo. Da minha parte, digo: parabéns Laida e Cláudio!
Também entre nós, há que promova e se sinta bem a rezar no momento da passagem de ano. Fora do tempo ou com Deus no tempo? Penso que no tempo com Deus.

Respeito profundamente as opções. Um certo radicalismo pode ser questionante. E se não questionarmos a vida, nunca a vivemos. Vamos na onda. Como rolhas.

Por mim, fico na palavra bíblica: há tempo para tudo. Muitas vezes, me insurgi contra as "Quarenta Horas" no Carnaval. Há a Quaresma toda para tal. Lembro-me sempre da palavra de Cristo: "Pai, não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal". O Cristão deve estar no mundo, à maneira de sal, luz, fermento. É tempo de diversão? Então o cristão que esteja lá todo. E com a sua palavra, postura, acções e atitudes prove que as pessoas se podem divertir sem magoar, sem se degradar, sem atentados à honra e dignidade da pessoa humana. Não foi Cristo que nos disse: "Deixo-vos a minha alegria para que em vós ela seja completa"?
Para caminhar, o carro precisa de passar e estar na bomba a abastecer-se. Mas carro que nunca saia da bomba, nunca caminha.
Aliás não foi esta a experiência da Igreja ao longo dos séculos? Deus sentido cristão às grandes festas pagãs existentes. Na festa pagã do deus Sol, colocou o nascimento de Cristo; na festa pagã da primavera, colocou o nascimento de São João Baptista. Os cristãos fugiram destas festas pagãs? Não. Estiveram e transformaram-nas.

Aqui na Paróquia nada marquei para a noite da passagem de ano. Pedi aos cristãos que estivessem, vivessem esses momentos, impregnando-os de sabor cristão.
Depois, no dia um, atentos ao ritmo da vida, teremos também uma Eucaristia à tarde, tendo em conta quem vai para a cama já a madrugada vai alta. E mais, haverá um tempo de "paragem na bomba". Momento de adoração ao Santíssimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.