quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Na minha escola há Natal

Verbaliza-se muita, faz-se pouco.
Na minha escola, há gestos interessantes de Natal.
O Clube da Rádio promoveu uma recolha de roupa para ser depois entregue aos carenciados. Toda a comunidade escolar aderiu belamente.
Há uma família do Norte de África que esta aqui a viver. Os pais e cinco filhos. Dois andam na escola. Chegaram há pouco tempo. Mal falam o Português e só o pai, que trabalha, vai entendendo a nossa língua. Os dois pequenos têm na escola os apoios suplementares de que precisam para terem sucesso na aprendizagem.
Ó pai trabalha fora daqui e só vem a casa ao fim de semana. A vida está ainda mais difícil para esta família. Renda de casa, alimentação, vestuário, estudo... Só um ordenado. Sete bocas... Além disso, como trabalha fora, o chefe de família tem despesas como se compreende...
Mas há mobilização solidária na escola. Gente que arranja e oferece roupas, comida, respeito. Decorre nestes dias uma campanha para a recolha de géneros alimentícios em favor deste lar africano. A assistência social está ao par da situação.
Nesta escola talvez não se verbalize muito sobre o Natal, mas lá que se vive o espírito natalício, disso não tenho dúvidas.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.