sábado, 27 de dezembro de 2008

Já lá vão 14 anos!

Há 14 anos, no Natal, era apresentado ao público o Sopé da Montanha. Desde então, como um amigo persistente, visita mensalmente todos os que aceitam dar-lhe guarida.
Por opção, nunca aceitou publicidade. Vive da carolice de quem a ele se dedica e da generosidade dos amigos. Podia trajar melhor, vestir uma roupinha de marca colorida, mas a escolha tem sido outra: a de não aceitar publicidade. Nada contra, mas tem o seu rumo. Veste como pode, assume-se como pobre que é, fiel à sua origem. Emerge da Paróquia de Tarouca a quem se destina principalmente.
Não tem profissionais ao seu serviço nem sequer amadores a tempo inteiro. O tempo que lhe é dedicado tiram-no os seus amigos ao seu legítimo descanso.
Como seu director desde a primeira hora, digo que gosto muito dele, apesar das preocupações, cansaço, dores de cabeça e dissabores que já me provocou. Muitas vezes "ralho" com ele, e até sou algo agreste, mas, salamurdo, não me responde e, como o calado é o melhor, vence sempre.

Sei perfeitamente que o Sopé da Montanha podia e devia ser melhor...
... se eu tivesse mais tempo e soubesse mais de jornalismo;
... se mais gente colaborasse, escrevesse, fizesse reportagens, em vez de estar à espera que os outros façam tudo;
... se houvesse pessoas disponíveis para representar o jornal nos vários acontecimentos;
... se houvesse mais bairrismo e cada pessoa lhe oferecesse uma assinatura;
... se...

Disto tenham a certeza. Nos nossos meios um jornal dá tanto trabalho como uma paróquia. Exactamente porque há pouca gente a fazer algo por ele. De modo que, quem o aguenta, é que "paga as favas" em esforço, em horas e mais horas de trabalho, em preocupações...

Ninguém da direcção ou dos colaboradores ganha um tostão. Ganham apenas a satisfação de algo fazer pela comunidade, quer dos que aqui vivem quer emigrantes. Sopé da Montanha gasta apenas o indispensável com a composição, impressão e correios.

Uma palavra de agrandecimento sincero e profundo às pessoas que colaboram com o jornal: direcção, distribuidores, cobradores das assinaturas, colaboradores, amigos, benfeitores.

A quem o lê, um bem-haja sentido pelo acolhimento que lhe dá.

Sopé da Montanha anda pela internet no carro do site da paróquia, onde em cada mês a nova edição substitui a anterior. http://paroquiadetarouca2.no.sapo.pt/sope.pdf

Claro que ele - o adolescente Sopé da Montanha (14 anitos!...) - fica feliz com novas assinaturas. Que tal, amigo visitante?

Agradeço ao blog Tarouca Hoje ( http://taroucahoje.blogs.sapo.pt/) a referência ao aniversário do jornal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.