sábado, 19 de abril de 2008

Bento XVI: homem «de uma inteligência superior e sensível nos gestos e palavras»

D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, explica que se há três anos quando Bento XVI foi eleito e apresentado como “um homem retrógrado, da «linha dura», tradicionalista”, actualmente as pessoas começam a ganhar outra imagem do Papa.
Comentando à Agência ECCLESIA a viagem apostólica de Bento XVI aos Estados Unidos da América, D. Jorge Ortiga realça que “as pessoas começam a vergar-se perante a evidência de um homem dotado de uma inteligência superior, mas aberto aos diversos problemas, procurando dar ao Cristianismo mais profundidade e uma racionalidade maior”.
Factores que “não eliminam a sua sensibilidade nos gestos e palavras”, refere.
Gestos evidentes no contacto que Bento XVI mantém com as pessoas nos Estados Unidos da América.

Outro aspecto que o Presidente da CEP sublinha é a questão da pedofilia que “afligiu a Igreja dos EUA”.
Bento XVI expressou-se “envergonhado, reconhecendo sem subterfúgios o que aconteceu” e alertou categoricamente a Igreja que “quem comete tais actos não é digno de ser padre”.

D. Jorge Ortiga enaltece ainda o discurso do Papa na ONU, nomeadamente a preocupação com os direitos humanos. “Não os direitos de alguns, mas de todos”, frisa o Arcebispo de Braga, sublinhando este aspecto “importantíssimo”, pois “há sempre privilegiados”.
O Papa sublinhou ainda a importância “da universalidade dos direitos humanos, seja nos continentes considerados desenvolvidos, como nos em vias de desenvolvimento”.
ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.