terça-feira, 15 de abril de 2008

Eu tenho um gozo na alma...

Existe uma canção que tem como refrão exactamente isto "Eu tenho um gozo na alma, um gozo na alma e no meu ser..."
Confesso que nunca nutri qualquer simpatia pela música e muito menos pela letra de tal canção.
Uma religião do consolo, do gozo de alma cheira-me a intimismo piegas, a ping-pong, estilo, Deus gosta de mim e eu gosto d'Ele. Recorda-me também a posição das velhotas de outros tempos: "Eu cá quero salvar a minha alminha. Os outros ... é lá com eles." Uma religião onde cada um abocanha Deus o mais que pode para ele, como se o Senhor fosse um objecto de adorno para prazer de quem o tem.
Na sociedade actual, marcadamente egocêntrica, um fé deste estilo parece que é que está a dar. Mormente no mundo jovem. Mas não só. Há movimentos que se orientam por este estilo de "piedade".

Aos apóstolos Jesus disse: "Assim como o pai me enviou, também Eu vos envio."
A Maria Madalena que extasiada contempla o Ressuscitado que lhe pronunciou o nome, Jesus disse: "Não me detenhas. Vai dizer aos meus irmãos..." Envia-a logo em missão.
Penso que a posição correcta é a do tanque. Recolhe a água da fonte, acumula-a, mas para a dar como vida às plantas do campo.
Sim senhor, precisamos de rezar. MUITO! Para nos encharcarmos da Palavra, da graça, do amor, do projecto de Deus para depois o levarmos aos outros. "Recebestes de graça, dai de graça", diz Cristo.
Os portugueses têm uma religião rica de tradições, ritos, pieguismos, procissões, peregrinações, pedinchices... mas tão vazia razões de acreditar e de compromisso !!!
Está por evangelizar o amor conjugal, a religiosidade popular, o mundo empresarial e do trabalho, do desporto, da night. Estão por acolher grupos que se situam na fronteira do "socialmente correcto".
Depois... a Bíblia é a sistemática ausência da vida de tantos e tantos! Falam dos temas da moda: riquezas do Vaticano, Inquisição, casamento dos padres e quejandos. Mas não sabem que o Apocalipse é um livro bíblico! Vazios da Palavra!

1 comentário:

  1. Jesus é sempre nascente! Não há que temer se o dermos e partilharmos todo. Ele é sempre presença plena em nós, assim nós o saibamos repartir com os outros!

    Beijinho sereno

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.