segunda-feira, 14 de abril de 2008

Profetas, precisam-se!

Em toda a história bíblica, os profetas sempre foram figuras de primeira importância. Homens possuídos por Deus, inovadores éticos e morais, as suas visões configuraram decisivamente a vivência e a reflexão religiosa posterior, tanto judia quanto cristã. E não só na Bíblia. Em todos os tempos da história da humanidade, os profetas foram aqueles que fizeram a diferença nos comportamentos humanos, ensinando homens e mulheres a saírem de si, olharem para o outro e à sua volta, a fim de abrirem caminho ao projecto do novo que Deus quer para sua criação.
Mas o que é um profeta?
O verdadeiro profeta bíblico distingue-se por estas três dimensões:
1º - Anuncio. O profeta não se anuncia a si mesmo, o profeta anuncia Deus e a verdade que Ele quer comunicar ao seu povo. Não é profeta quem quer, mas só quem é chamado por Deus. A iniciativa pertence sempre a Deus, e o profeta só pode anunciar a palavra que o Senhor lhe mandar transmitir.
“ O profeta que tiver a audácia de anunciar em meu nome uma palavra que não lhe mandei dizer, ou falar em nome de deuses estrangeiros, esse profeta deverá morrer.” (Dt 18,20).
Embora a comparação seja coxa, podemos dizer que o profeta é um telemóvel de Deus.
2º - Denuncia. Sabem que um verdadeiro profeta não tem vida fácil? Todos foram perseguidos, e porquê?
O profeta denuncia tudo aquilo que se opõe ao projecto de Deus. Ele denunciava a exploração dos pobres pelos ricos, a hostilidade contra os estrangeiros, a idolatria (muitas vezes o povo se esqueceu de Deus e se virou para falsos ídolos. E hoje não será a mesma coisa? Os ídolos do dinheiro, do poder e do prazer não serão eles deusezinhos para muitos?)
Lembro-vos que João Baptista foi morto por denunciar a imoralidade do rei Herodes.
O verdadeiro profeta é assim um apaixonado da verdade de Deus que comunica a grandes e a pequenos.
3º- Compromisso. O verdadeiro profeta é um comprometido, ele não é um vendedor de mercado, ele assume e faz sua a verdade de Deus que anuncia.
Nenhum profeta verdadeiro teve vida fácil. Basta ver o exemplo de Cristo, sumo e máximo profeta, ele não pregou apenas, mas viveu e testemunhou com a sua morte na cruz a verdade que anunciou.
Como ser profeta hoje?
· Somos profetas quando falamos de Jesus Cristo e da sua mensagem na nossa escola, num café, no grupo de amigos, na família, no trabalho, etc.
· Somos profetas quando participamos na comunhão da Igreja, nas leituras da Eucaristia, na Catequese, nos Grupos de formação, enquanto escrevemos num Blog ou num jornal sobre a nossa Fé. Somos profetas quando propomos novas formas de anúncio da palavra de Deus, tais como, celebrações especiais, teatros, caminhadas, retiros, outras manifestações.
. Somos profetas quando fazemos da nossa família a Igreja doméstica que louva e acolhe o Senhor pela oração, que vive no amor feito serviço mútuo, que é espaço de crescimento harmonioso.
. Somos profetas quando erguemos a voz por um mundo mais fraterno, mais solidário, mais pacífico. Sem medos nem arruaceirismos.
. Somos profetas quando vivenciamos que o homem é mais importante pelo que é do que pelo que tem.
. Somos profetas quando testemunhamos quotidianamente aquilo em que acreditamos e anunciamos.
. Somos profetas enquanto porta-vozes da esperança que não engana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.