quinta-feira, 17 de abril de 2008

Catequistas: oração, reflexão, acção

Noite de quinta-feira. Inverno rigoroso. Mas uma boa parte dos catequistas compareceu.
Rezámos, agradecendo a Deus a graça de sermos catequistas, pedindo a Sua luz para que o sejamos cada vez mais, colocando nas Suas mãos o nosso trabalho.
Reflectimos, hoje especialmente sobre a adolescência e sobre a juventude, suas características, necessidade de acolhimento humano forte, anúncio do Evangelho em linguagem, gestos e formas que eles compreendam. Tudo isto exige que nós, mais velhos, caminhemos, nos adaptemos a formas novas.É que a juventude de hoje é diferente da de há 20, 30 anos nos gostos, no amadurecimento, nas perspectivas, no modo de encarar a vida, nos comportamentos. Foi interessante notar que, se temos algumas barreiras entre grupos, é porque temos esses mesmos grupos. E tê-los já é uma bênção!
Concluímos que não podemos fazer tudo, mas somos chamados a fazer o melhor que soubermos, como quem semeia. No século XXI!
Interessante a constatação comum do falhanço educacional das famílias. Todas? Não. Muitas? Demais, infelizmente. E a maioria dos presentes eram pessoas casadas. Daí o desafio de alguém: que estamos a fazer para evangelizar as famílias? E a resposta de outrem: e quantas famílias querem ser evangelizadas?
No tocante à acção, combinámos a preparação próxima para a 1ª Comunhão, Profissão de Fé e Crisma; programámos a ida a Fátima com os miúdos da Prof. de Fé, em 9 e 10 de Junho, como é costume; estudámos a maneira de celebrar o Dia da Mãe na comunidade; marcámos o passeio dos catequistas que servirá de lançamento do próximo ano catequético.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.