terça-feira, 1 de abril de 2008

Morreu a "Santa"

Acabo de regressar do funeral da Leonor Augusta Pinto Pedro, mais conhecida por "Santa". Era assim que as pessoas a tratavam e ela gostava. Aos 86 anos, partiu para a Casa do Pai.
Desde os inícios da década de 70 que era a governanta da casa paroquial de Mondim da Beira. Ali se sediou a primeira equipa sacerdotal da diocese. Depois veio outra da qual eu fiz parte durante 13 anos. A partir de 1991 ficou com o P.e Ramos e com alguns estagiários que por ali foram passando. Por isso, não admira o grupo de padres que esteve presente na Eucaristia de corpo presente.
Esteve muita gente no funeral. Era uma mondinense convicta e vibrava com as coisas boas que aconteciam na sua freguesia. Foi catequista, zeladora e cuidou durante anos do seu altar na Igreja, a sua amada Igreja. Muito comunicativa e simples, dava-se bem com toda a gente.

Para ela os "seus" padres eram filhos e ai de quem se atravesse a dizer mal deles na sua presença! Cuidava-os e protegia-os com carinho maternal. Apreciava normalmente a boa disposição. Quantas brincadeiras sãs conservo!

Pessoa profundamente crente, não faltava à Missa, nem à semana. Encontrei-a tantas vezes a rezar o terço! E ficava chocada sempre que, no seu entender, alguma atitude, palavra ou comportamento eram ofensivas para com Nosso Senhor.

Descansa nos braços do Pai, Santa!
Obrigado por tudo.

1 comentário:

  1. É tão bom receber colo! Foi isso que essa senhora fez. Cabe agora aos Padres que ela acolheu, rezar por ela com o mesmo afinco, com a mesma dedicação... só... e é tanto...

    Um abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.