segunda-feira, 31 de março de 2008

Bispos vão a votos

Inicia-se hoje em Fátima e prolonga-se até 3 de Abril a assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Nesta assembleia haverá eleições para os órgãos próprios da CEF.

As eleições na CEP acontecem no final de um triénio (2005-2008) sob a presidência de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga. Os Bispos elegem ainda os responsáveis pelas nove Comissões Episcopais existentes.

Na comunicação social, tem-se falado em três possíveis futuros presidentes da CEF. D. Jorge Ortiga, actual presidente e Arcebispo de Braga, D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa e D. Manuel Clemente, Bispo do Porto. Mas nestas coisas nunca se sabe bem e fazer prognósticos "só no fim", como dizia o João Pinto, antigo defesa - direito do F.C.Porto. Este assunto é tratado com muito recato e debatido serenamente no interior da própria Conferência Episcopal Portuguesa. Após a contagem dos votos entrados nas urnas, se saberá.

Claro que não invalida que os cristãos manifestem as suas preferências. Pessoalmente, gostaria que fosse D. Manuel Clemente. Bispo gerador de enorme empatia nos vários círculos em que se move, com muita facilidade de relação com a comunicação social, de formação profunda e enraizada, pessoa de consensos sem deixar de se bater por aquilo em que acredita.
Na minha humilde opinião, seria a pessoal ideal para levar em frente o desafio papal à Igreja Portuguesa: "É preciso mudar!"

Mas seja qual for o resultado da votação, torço e rezo pela fidelidade da Igreja ao Seu Senhor. Que o Espírito de Deus, fonte da Luz, da Sabedoria e do Discernimento, ilumime a mente e o coração dos Bispos.

1 comentário:

  1. Gosto muito de D. Manuel Clemente! Crismou-me numa idade madura e, por isso, perfeitamente segura do que queria! Tenho muito orgulho nisso. Uma benção de Deus! Seguramente!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.