sábado, 26 de maio de 2007

SOLENIDADE DO PENTECOSTES

Dia 27 de Maio de 2007. Solenidade do Pentecostes. 50 dias após a Páscoa, a Igreja celebra a "Páscoa vermelha do Espírito".
Cristo Ressuscitado e Glorificado cumpre a promessa e envia do Pai o Espírito Santo, o Paráclito. O Espírito Santo, Dom de Deus a todos os crentes, dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

"Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo,que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles.Todos ficaram cheios do Espírito Santoe começaram a falar outras línguas,conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem." (Act 2, 3-4)

"Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: «Recebei o Espírito Santo" (Jo. 20,22)

"Ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor»,a não ser pela acção do Espírito Santo.De facto, há diversidade de dons espirituais,mas o Espírito é o mesmo.Há diversidade de ministérios,mas o Senhor é o mesmo.Há diversas operações,mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.Em cada um se manifestam os dons do Espíritopara o bem comum." (1Cor 12, 3-7)

«Sem o Espírita Santa, Deus fica longe; Crista permace no Passado; o Evangelho é letra morto; a Igreja é uma simples organização; a autoridade é um poder; a missão é propaganda; o culto, uma velharia; e o agir moral, um agir de escravos., Mas, no Espírito, a cosmos é enobrecido pela geração do Reino; Crista ressuscitada torna-Se presente; O Evangelho faz-se poder e vida; a igreja o realiza a comunhão trinitária; a autoridade transforma-se em serviço; a liturgia é memorial e antecipação; o agir humano é deificado». - Atenágoras

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.