Bateram à porta. Fui atender. Era um casal jovem. Perguntaram se era eu o Pároco. Que viviam cá há pouco tempo e que queriam baptizar uma criança, sua filha. Mas que queriam baptizar na sua terra e que o Pároco de lá os mandou falar comigo.
Eram pessoas simpáticas e educadas. Falámos bastante. Às tantas, falei-lhes da vida da Paróquia e disse-lhes que viessem e participassem, seriam sempre bem-vindos. Falámos até de horários das celebrações. Aí ficaram mais atrapalhados, mais inibidos. Que ao fim-de-semana iam para a terra e que lá a Missa era muito cedo e que cedo já eles se levantavam todos os dias. A conversa prolongou-se. Procurei acolher e explicar. Também ouvir.
Não me parece que tenha valido muito. O que queriam mesmo era o "papel" para baptizarem lá na sua terra. Informei-os que quem tratava destas burocracias do Bpatismo era o Diác. Amorim. Disseram que também não o conheciam nem sabiam a povoação onde morava. Mais uma série de informações...
Não é caso único ao longo do ano. Nem o padre conhecem! Só vêm porque precisam. E o que lhes interessa é o "papel".
Realmente, nalguns locais desta Paróquia, existe muita gente que não é de cá. Fixa-se aqui por conveniências várias. Por causa do preço dos andares, para sair da aldeia, etc. Estrangeiros na terra onde vivem. Sobretudo porque assim querem.
Pergunto: para quê tanta preocupação em entregar, no Natal e na Páscoa, o boletim paroquial de casa em casa? Procuro sempre dar todas as explicações. Repeti-las. Para quê? Para quê um jornal paroquial? Para que tanta reunião? Para quê a rádio?
No tempo do imediatismo, só interessa o que de momento interessa. O resto?!
Mas continuo a pensar para mim mesmo o que terá de ser feito para integrar, para acolher, para envolver...
Nada. Sabe porque? Simplesmente, porque as pessoas não querem...vivem demais para elas próprias,o "Eu",os outros só interessam quando por qualquer motivo são precisos.Tudo é descartavel. Até, a familia,vêm-se nas festas(casamentos...)e funerais.Viver em Comunidade!?Para que?Que vantagens é que isso nos pode trazer?Sr.Padre,não se iluda...só um milagre.
ResponderEliminar