domingo, 13 de maio de 2007

IMAGINAÇÃO AO PODER! IMAGINAÇÃO À SOCIEDADE!

São um jovem casal. Estiveram algum tempo como emigrantes na Suiça. No regresso, pensaram e apostaram numa vacaria. Com todos os requisitos legais. Não foi fácil vencer as barreiras burocráticas. Menos fácil ainda encarar os problremas financeiros com os consequentes encargos bancários. Mas nada os fez desistir. Habituados ao trabalho e a lutar por aquilo em que acreditavam, foram em frente.
Os problemas apareceram logo desde o início. Animais que morriam, investimentos que não deram certo. O desânimo invadiu as suas vidas. Mas resistiram, apoiando-se mutuamente, mantendo uma confiança inquebrantável no projecto em que acreditavam.
Tudo começou a correr melhor e, neste momento, a pequena empresa navega em mar calmo. Daqui a dias, chegam mais umas dezenas de vacas dinamarquesas. Por um preço louco cada uma. Estão optimistas.
O Segredo? Um enorme profissionalismo. Evitar toda a improvisação e amadorismo. Muito trabalho e consistência. Dizia-me ela que muitas vezes procura na internet mais informação para estar sempre au point.
O trabalho está programado. Temos que arranjar tempo para descansarmos, para nos divertirmos também. Só assim podemos dar sempre o nosso melhor. Disse ela convictamente perante o assentimento do marido. E refere com ênfase que em sua casa ninguém é dono de ninguém. Ambos dão o seu melhor em prol da família. Sentem-se como que em namoro continuado. Óptimo. Oxalá que todos os casais sentissem o mesmo.

Neste país somos demasiado estadodependentes. O Estado e as Câmaras é que têm de arranjar trabalho para todos. E os políticos, sempre ávidos de votos a qualquer preço, não se fazem rogar. Depois gritam que temos pessoal a mais na função pública.
Penso que os jovens, e cada vez mais, terão que lançar mãos à obra. Têm de ser criativos e inventar o seu trabalho, a sua pequena ou grande empresa. Para isso, exige-se à família a educação para a criatividade na responsabilidade. Menos pessismo e dependência e mais optimismo e capacidade de aposta. Menos dependentismo e mais criatividade. Com critividade e ousadia, teremos menos emigração e mais investimento nas nossas capacidades. Oxalá o Estado ajude e encorage! Oxalá as pessoas queiram sair do marasmo!

1 comentário:

  1. Grande testemunho, grande Casal!
    Meu Deus, como eu gostaria de ter coragem e mandar tudo para o této, para me realizar, para ser Feliz...mas são tantos os "Se"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.