quarta-feira, 30 de maio de 2007

Portugal é o nono país mais pacífico do mundo


Portugal é o nono país mais pacífico do mundo, de acordo com uma tabela divulgada hoje liderada pela Noruega, na qual o Iraque surge na última posição.

O denominado Global Peace Index, que agrupa 121 países, foi elaborado pelo filantropo australiano Steve Killelea para o The Economist Intellegence Unit, o centro de investigação associado à revista britânica The Economist.

A tabela foi feita com base em 24 factores como os níveis de violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares.

Os países europeus estão em maioria no top dez dos mais seguros, enquanto os Estados Unidos da América ocupam a 96ª posição.

O estudo salienta que os países estáveis, de pequena dimensão e integrados em blocos regionais como a União Europeia estão entre os mais tranquilos.

Os rendimentos dos cidadãos e o nível de educação são também factores determinantes na posição que cada país ocupa neste ranking, cuja elaboração contou com o apoio de personalidades como os prémios Nobel da Paz Dalai Lama, Desmond Tuto e Jimmy Carter.

Segundo esta tabela, a Noruega é o país mais pacífico do mundo, seguida da Nova Zelândia, Dinamarca, Irlanda e Japão. Finlândia, Suécia, Canadá, Portugal e Áustria completam os primeiros dez lugares.

No fundo da lista está o Iraque, considerado o mais perigoso, seguido do Sudão, Israel, Rússia, Nigéria, Colômbia, Paquistão, Líbano e Costa do Marfim. Angola surge como o 10.º país mais perigoso do mundo nesta tabela.
Lusa/SOL
Será???
É que não se nota muito... Basta estar atento à comunicação social. Assaltos, ofensas corporais (e não só...), roubos de todo o tipo, raptos, ameaças...burlas - até pela internet... A insegurança anda no ar.
E que dizer de alguns bairos de algumas cidades onde a própria polícia só entra em força? E o medo que as pessoas sentem de percorrer determinados locais a partir de certas horas? E o perigo para a vida que representam as nossas estradas?
Bom, se mesmo com isto tudo, Portugal é o 9º país mais seguro do mundo, que será em outras paragens!?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.