quarta-feira, 16 de maio de 2007

Canção das Águas

Caminhava certo dia um homem ao lado de um pequeno riacho, que saltitava alegre por entre pedras e arbustos. Com curiosidade, foi acompanhando o curso do pequeno ribeiro que se foi avolumando até tornar-se um rio caudaloso.
Foi seguindo a margem por entre grandes pedras e encontrou uma gruta. Perante a lisura daquelas pedras enormes, admirou o trabalho do tempo. Olhou mais atentamente e viu uma placa numa das pedras, com algumas palavras gravadas. Concluiu que alguém já tinha entrado naquela gruta antes dele.
Com a sua lanterna, abeirou-se da placa e leu. Eram palavras belas da autoria do poeta Tagore, prémio Nobel da literatura em 1913: "Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras. Foi a água com a sua doçura a sua dança e a sua canção. Onde a dureza só faz destruir, a doçura consegue esculpir."
Este belo pensamento de Tagore tem uma mensagem importante para todos nós, especialmente pais e educadores.
Os pais que tratam seus filhos com intransigência, com dureza de palavras, com medidas violentas não conseguem moldar a alma dos filhos que não aceitam as ordens, os conselhos e orientações dos seus progenitores. As pancadas duras do martelo não fazem esculturas belas...
A educação é uma maravilhosa obra de arte. Os professores que usam de dureza para com os jovens, que têm de instruir e educar, perdem o seu tempo.
Mas a suavidade, a amabilidade e o carinho dos pais e dos outros educadores, conseguem resultados surpreendentes, às vezes inesperados, como a água aperfeiçoou aquelas rochas duras com a sua canção suave e incessante.
http://padremariosalgueirinho.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.