quarta-feira, 9 de maio de 2007

A sociedade portuguesa está hoje ferida por problemas sociais que a afectam em profundidade

O Arcebispo de Braga considera que existe um mal-estar generalizado na sociedade portuguesa, ligado às mutações e evoluções da vida económica e social dos últimos anos. Perante um cenário sombrio, D. Jorge Ortiga lança um «recado» à Igreja para que «dê um contributo mais interventivo de forma a que a sociedade possa ser mais justa e fraterna».


"A sociedade portuguesa está hoje ferida por problemas sociais que a afectam em profundidade. A Igreja portuguesa não pode ficar indiferente às situações de mal-estar social ».


Delinquência juvenil, manifestações contra a reforma da Segurança Social, descontentamento dos estudantes e falta de perspectivas para os desempregados são algumas das questões problemáticas identificadas num capítulo a que chama «uma análise despertadora das consciências».

D. Jorge Ortiga salienta que «os problemas do mercado global, a questão da produtividade, o progresso tecnológico afectam a vida dos cidadãos com as situações de precariedade ligadas às deslocalizações e à persistência do desemprego, que conduz a uma perda da identidade da pessoa desempregada, à incerteza face ao futuro, a um sentimento de inutilidade e rejeição».


«O desemprego não poupa ninguém. Para os jovens, licenciados ou não, é uma barreira que proíbe desenhar o futuro. A emigração tornou-se hoje, para muitos deles, uma perspectiva a encarar », acrescenta.


Perente um cenário em que há «desigualdades gritantes» e em que «cresce o número de excluídos», o Prelado apela à descoberta da Doutrina Social da Igreja — que classifica como «um tesouro» que ainda está por descobrir — e à mobilização. Em seu entender, um dos aspectos da sua missão de Bispo é «ensinar» e a interpretação que faz desta tarefa passa por apresentar uma «proposta» para fazer face aos problemas existentes na sociedade.

In ecclesia


Permito-me felicitar vivamente o Sr. Arcebispo de Braga, que é também Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, pela palavra oportuna, profética e clara que a todos nos dirige. É que já estava farto de silêncios... Oxalá que muitos mais bispos portugueses recordem que "...um dos aspectos da sua missão de Bispo é «ensinar» e a interpretação que faz desta tarefa passa por apresentar uma «proposta» para fazer face aos problemas existentes na sociedade. "

Oxalá!


Nota pessoal: Por que razão o ecclesia teve tanta pressa em retirar do fronstispício do seu site esta bela reflexão do Sr Arcebispo? É que com outros assuntos, não se vê a mesma pressa... Será por se tratar de algo relacionado com a Justiça Social? Eu serei que estou a ver mal?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.