domingo, 13 de maio de 2007

"Não há vida como a de padre!"

Há fins-de-semana, meu Deus! Nem vos digo nem vos conto!Sexta-feira. De manhã, reunião do Conselho de Arciprestes. De tarde, programa semanal da rádio; reunião de preparação para o Matrimónio; ordenação, redacção e envio aos sacerdotes do Arciprestado das conclusões da reunião e de outro material; novena da Senhora da Ajuda.

Sábado, casamento e baptizado; Eucaristia no Lar da 3ª Idade; Eucaristia das crianças; funeral; Missa e Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima. Este ano, o trajecto foi da bela Capela da Senhora das Necessidades para a Matriz, onde decorreu a Benção das criancinhas e a saudação individual a Nossa Senhora. Ah! E o Diácono orientou a reunião de baptismos e presidiu à novena em Teixelo. Pois, com tanto trabalho, nem tive tempo de visitar o Conselho Económico e os escuteiros que gratuitamente procediam a limpezas e restauro em Santa Helena. Tentei telefonar, mas não foi possível atenderem-me.No mesmo dia, situações tão diferentes! Homilias necessariamente diferentes, com preparações diferentes. Tenho que estar todo em tudo. Eu quero, mas as forças físicas não deixam...

Domingo, Eucaristia da 8, Missa festiva em Teixelo, Eucaristia das 11 com baptismos e, porque no domingo próximo é o passeio paroquial, Missa em Santa Helena.Claro, sem contar com o telefone, as pessoas que batem à porta, as burocracias que é preciso realizar, as pessoas que me procuram na Igreja e nas capelas e aquelas que eu tenho necessidade de contactar.Sinto-me cansado.
E tenho a sensação que quase ninguém se apercebo que estou cansado. Claro, notam que a voz não é a mesma, que às vezes o raciocínio é mais lento, a frase menos fluente.

Logicamente compreenderão que gosto imensooo de celebra a Eucaristia, de procurar vivê-la, estar todo nela, de me entregar ao Mistério e n'Ele aos meus irmãos. Mas, Senhor, é difícil assim.
Uma coisa é escrever sobre a Eucaristia em belos aposentos, outra é esta vida, que o relógio sempre acelera.

Desiludido? Não. Continuo, graças a Deus, fascinado pelo ministério sacerdotal. Penso apenas que algo é preciso fazer para que o padre possa ser mais e doar-se mais.Às vezes pergunto-me que fazemos do mandamento novo do amor, quando exigimos tanto aos outros e somos tão pouco exigentes connosco próprios. Queremos tudo de acordo com as nossas conveniências, os nossos interesses, as nossas manias, as nossas tradições. Mesmo que pisemos quem nos serve. Mesmo que impeçamos que sejamos melhor servidos.

3 comentários:

  1. Eu sei...e muitos mais. Por isso Bem haja.
    Hoje em dia e como bem disse muito se exige dos outros, na maior parte das vezes sem um obrigado. Mas se é dificil para nós, imagine para Si...que depois de um dia sem parar, chega a casa e vê quatro paredes, nimguem para partinhar uma angustia, uma alegria...só o silêncio.Por isso nunca é de mais:BEM HAJA!

    ResponderEliminar
  2. imagino que, tantas vezes, tantos dias, se tenha que desdobrar para que consiga realizar tudo o que lhe é exigido...compreendo o quanto é dificil, mas acredito que Deus lhe continuará a dar forças para continuar...MUITO OBRIGADO!!!! obrigado pelo seu esforço, pela sua dedicação...enfim, por tudo...não seríamos a paróquia que somos sem si...MAIS UMA VEZ OBRIGADO.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.