terça-feira, 22 de maio de 2007

Educação: BE quer esclarecimentos sobre suspensão de professor

O Bloco de Esquerda (BE) solicitou ao Ministério da Educação esclarecimentos sobre a suspensão de um professor da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), pedindo garantias de que não se trata de um caso de perseguição por delito de opinião.
O requerimento, a que a Lusa teve hoje acesso, surge na sequência da decisão da directora regional de educação do norte de suspender Fernando Charrua por, alegadamente, se ter referido em termos insultuosos à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.
O documento, entregue segunda-feira na Assembleia da República, recorda que a directora regional, Margarida Moreira, citada pela comunicação social, considerou que o insulto foi proferido em ambiente de trabalho, dando lugar à instauração de um processo disciplinar e à suspensão do professor.
Para o Bloco de Esquerda, "não se compreende a medida disciplinar instaurada a este professor quando se sabe que são os próprios ministros do governo socialista que não se coíbem de fazer comentários jocosos, numa cerimónia pública, sobre a licenciatura do primeiro-ministro".
Nesta perspectiva, o BE solicita à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, que esclareça se tem conhecimento da situação e o que pretende fazer para "clarificar os seus contornos".
Por outro lado, pretende saber se a ministra "está em condições de garantir que não se trata de perseguição a um funcionário por delito de opinião".
O caso ocorreu em finais de Abril, culminando com a suspensão preventiva de Fernando Charrua, ex-deputado do PSD e funcionário da DREN há cerca de duas décadas.
Numa carta enviada a várias escolas, Fernando Charrua admitiu ter feito um "comentário jocoso a um colega, dentro de um gabinete", acrescentando que o referido comentário foi "retirado do anedotário nacional do caso Sócrates/Independente".
Segundo Fernando Charrua, esse comentário foi "maldosamente pintado de insulto" e levado à directora regional, originando um processo disciplinar e a suspensão preventiva, entretanto já levantada.
Depois de ter sido interposta uma providência cautelar para anular a suspensão preventiva, o Ministério da Educação decidiu, ainda antes da decisão judicial, terminar a requisição de Fernando Charrua na DREN, onde trabalhava na área dos recursos humanos.
Desta forma, o professor de inglês regressou à Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, onde exercia a actividade docente antes de ser requisitado pela DREN.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/MQzJfE72%2BCftzZzgH141qA.html

Ó TEMPO, VOLTA PARA TRÁS!!
Certo taberneiro tinha no seu estabelecimento um papagaio que, mal via alguém entrar, logo soltava a língua: "Morra o Salazar! Morra o Salazar!"
Alguém avisa o taberneiro que tivesse cuidado, pois se aparecesse a PIDE teria certamente problemas. O homem, que sabia bem que a PIDE não era para brincadeiras, resolveu prevenir-se. Como não conseguiu outro lugar onde colocar o pássaro, meteu-o no galinheiro.
Foi o que o galo quis. Ao ver aquela "galinha" tão colorida e tão exótica, redobra-se-lhe o apetite. E ronda incessantemente o pobre intruso que, para se defender teve que gritar bem alto os seus argumentos: "Ei, amigo, calma aí! Eu estou aqui, não por ser gay, mas por motivos políticos. Sou um anti-fascista preso!"

Esta historieta não terá lugar no actual "reino democrático português"?
Portanto, caro amigo, antes de lançar uma piada sobre os nossos governantes, tenha cuidado! Há "pides" à solta e pode apanhar com "um processo disciplinar e a suspensão preventiva"...
É só democracia! É só democracia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.