quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Conferência Episcopal da Ibéria?

O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte defendeu a existência de uma Ibéria, um país único, sem fronteiras que separem Espanha e Portugal, porque é "um absurdo" que os dois países vivam "tão desconhecidos um do outro".

Ora se um dia Portugal e Espanha se tornassem a Ibéria, não teríamos a Conferência Episcopal Espanhola nem a Conferência Episcopal Portuguesa. Teríamos a Conferência Episcopal da Ibéria.
Interessante. Neste particular agrada-me a ideia.
Gosto particularmente da forma como agem os Bispos espanhóis. Muito mais decididos, claros, frontais. Mais empenho e compromisso. Já vi Bispos em manifestações em Espanha. Sabemos de Bispos espanhóis que puseram casas das suas dioceses ao serviço da pobreza e da fome.
Penso que a Igreja Portuguesa vive num certo "mornismo", procurando "agradar a gregos e a troianos", com confrangedora ausência de profetismo, muito fechada em si própria, linguagem muito hermética - vejam a última Carta Pastoral sobre a Escola que, embora com pontos de interesse, precisa de um descodificador para o comum dos mortais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.