sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"Lamego e a Implantação do Liberalismo"

No âmbito das comemorações das Bodas de Ouro Sacerdotais do nosso Bispo, realizou-se nesta noite uma conferência no Teatro Ribeiro Conceição, subordinada ao Tema "Lamego e a Implantação do Liberalismo". Foi conferente o senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
O Diác. Amorim e eu estivemos presentes.
Há tanta tempo que não entrava no Teatro Ribeiro Conceição! Gostei do restauro que o edifício sofreu.
Fui por causa do tema. Fui sobretudo por causa do conferencista. Tenho pelo senhor D. Manuel uma admiração muito grande, embora raríssimamente tenha privado com ele. É uma simpatia. Alia a uma bagagem científica enorme a um humanismo e um saber estar notáveis. Além disto, é um comunicador nato, por isso não cansa.
A maneira como situou e contextuou o liberalismo, lançando luz sobre pessoas e factos, foi maravilhosa. Depois ofereceu-nos um panorama amplo das relações Igreja/Estado, balizadas pelo liberalismo e nesse patamar delineou as intervenções de duas personagens do final do século XIX: o Arcebispo Coadjutor de Lamego, D. João Rebelo e o Conde de Samodães. Um bispo e um leigo notáveis pela coragem, desassombro e fidelidade à fé num tempo conturbado e difícil.
Obrigado, senhor D. Manuel Clemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.