terça-feira, 11 de novembro de 2008

Eu padre!?

Era eu um jovem padre. Leccionava numa escola secundária. Numa das turmas do 11º ano, havia um rapaz muito alegre e bem disposto, boa semsibilidade ao transcendente, que me parecia poder dar num bom padre. Era um jovem de valores que transpiravam nas mais pequenas coisas. A determinada altura, disse-lhe que queria falar com ele no fim da aula.
Falámos, falámos, até que lhe perguntei:
- Olha lá, não queres ser padre? Olhou para mim com o ar mais espantado do mundo, virou o dedo na sua própria direcção e retorquiu:
- EUUUUUUUUUUU!!!???
A conversa prolongou-se. Da surpresa, passou à empatia. Quando eu esperava um "vou pensar", eis que repentinamente dispara:
- Nem pense! Padre, nunca! Para um dia me fazerem aquilo que os da minha terra têm feito ao padre que lá está...

Nesta Semana dos Seminários, dá que pensar.

1 comentário:

  1. ora muito bem... o que aquele aluno disse é comum por terras de Portugal, principalmente nas aldeias do interior. nas cidades já ñ acontece o vizinho do lado fará o padre!
    agora... é curioso ele ficar mais preocupado com as consequências de "o ser padre"! isso demonstra o que um padre "sofre".

    red angel

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.